Saúde
Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Sinop atende 15 municípios
Saúde | 10 de Outubro de 2016 as 10h 12min
Fonte: Secom/ Thiago Valeriano
No Brasil existem 242 unidades do CEREST, sendo que apenas 10 são rurais e destas 10, Sinop é a segunda cidade de Mato Grosso a possuir uma unidade voltada para a saúde do trabalhador rural. O prédio localizado na Avenida das Itaúbas no Jardim das Palmeiras, conta com equipe multidisciplinar composta por Médico, Enfermeira, Administrador, Biólogo, Assistente Social, Engenheiro, Fisioterapeuta e Biólogo.
Basicamente, o CEREST é responsável por dar todo o suporte técnico, capacitação, atendimento de saúde, assistência social e demais atividades para aquelas pessoas que vivem no meio rural. A unidade de Sinop é responsável por 15 municípios que compõe a região Teles Pires.
De acordo com a coordenadora do Centro, Neli Bergamaschi, as atividades desenvolvidas pelo CEREST são realizadas em parceria com as equipes de cada município visitado.
" Supomos que vamos até a cidade de Claúdia levantar as demandas que os trabalhadores daquela região necessita. Procuramos a Secretaria de Saúde deles, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vigilância Sanitária e quando necessário as forças policiais para poder entrar nos locais particulares e realizar o nosso trabalho", explicou.
A atuação do Cerest vai além. Projetos que possam auxiliar a agricultura familiar também são desenvolvidos e executados pela equipe. Atendimentos sobre cuidados com animais peçonhentos e cuidados com doenças corriqueiras das pessoas do campo, também são abordados a cada nova visita.
Apensar de não ter o poder de multar ou notificar, o Cerest pode realizar inspeções em casos de denúncias de trabalho escravo, ou formular relatório em casos de acidentes de trabalho no meio rural.
Para poder dar todo o suporte necessário de funcionamento, o Ministério da Saúde repassa mensalmente uma verba para custeio das despesas. Contudo, o valor não é suficiente e o município de Sinop complementa os valores faltantes e custeia a folha de pagamento dos efetivos.
Na sede localizada na Avenida das Itaúbas ficam todos os servidores citados anteriormente. O prédio alugado recentemente oferece uma estrutura ampla e cômoda. São dois pisos distribuídos em sala de recepção, administrativo, sala de capacitação, sala para motorista, copa, espaço para recreação dos trabalhadores, sala de acolhimento e consultório médico.
Na parte superior funciona fica toda a estrutura técnica do Cerest, local este ocupado por boa parte dos servidores. Para as viagens e visitações dos 15 municípios é utilizado uma caminhonete S10 que foi adquirida no ano passado. A unidade conta uma página na internet e para acessar basta o endereço eletrônico: cerest-sinop0.webnode.com.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30