Prevenção
Câncer de próstata deve atingir mais de mil homens por ano em MT
Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma
Saúde | 29 de Outubro de 2024 as 19h 12min
Fonte: PNB Online

Mato Grosso deve registrar cerca de 1.020 novos casos de câncer de próstata anualmente entre 2023 e 2025, com uma taxa ajustada de incidência de 63,22 casos por 100 mil habitantes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, e a estimativa para o Brasil é de mais de 71 mil novos casos ao ano, um aumento de 8,5% em relação à projeção anterior. A SBCO destaca a importância do Novembro Azul como campanha para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce.
O câncer de próstata tende a se desenvolver silenciosamente, dificultando sua identificação nos estágios iniciais. A Uro-oncologista Luana Gomes Alves, do Hospital de Câncer Araujo Jorge, alerta para a importância dos exames de rotina, especialmente o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, que podem detectar o tumor ainda no início. “O tumor costuma não apresentar sintomas e, quando apresenta, pode ser confundido com o crescimento benigno da próstata, portanto, é fundamental a avaliação regular”, ressalta.
Além dos exames, o presidente da SBCO, Rodrigo Nascimento, reforça a importância de manter hábitos saudáveis para reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer. “A prática regular de atividade física, uma alimentação equilibrada e não fumar são atitudes preventivas que podem contribuir para a saúde”, afirma.
Entre os fatores que aumentam o risco de câncer de próstata estão a idade, uma vez que a doença é mais comum a partir dos 50 anos; a raça, com maior incidência entre homens negros; histórico familiar; e obesidade, que pode estar associada a casos mais agressivos e com maior probabilidade de retorno após o tratamento.
Os tratamentos para o câncer de próstata variam conforme o estágio da doença. Se o câncer é localizado, ou seja, restrito à próstata, podem ser indicados cirurgia e radioterapia, com algumas situações sob observação ativa. Em casos localmente avançados, a combinação de radioterapia e tratamento hormonal ou cirurgia é geralmente recomendada. Já para quadros metastáticos, quando o câncer se espalhou, o tratamento inclui terapia hormonal combinada com quimioterapia ou medicamentos anti-androgênicos.
Conforme a SBCO, o planejamento do tratamento para o câncer de próstata é multidisciplinar e deve ser individualizado. A equipe envolve o cirurgião oncológico, que lidera o planejamento cirúrgico e terapêutico, junto com outros especialistas.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10Prefeitura realiza mais de 500 procedimentos cirúrgicos de cataratas em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h41Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18