Influenza
Caminhoneiros terão prioridade na vacinação da gripe
Meta é vacinar 1,1 milhão de pessoas dos grupos prioritários no Estado
Saúde | 16 de Abril de 2020 as 10h 11min
Fonte: Redação com assessoria

Os profissionais que trabalham com transporte de cargas e de pessoas foram incluídos no grupo prioritário para vacinação contra a Influenza. A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação começa nesta quinta-feira (16). Nesta etapa, o Ministério da Saúde ampliou de 5 para 10 o número de grupos prioritários para a vacinação – o que acabou incluindo os caminhoneiros.
Devem ser vacinados na segunda fase os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas específicas, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescente e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Conforme explica o gerente do Programa Estadual de Imunização, Thiago Rondon, mesmo estando na segunda fase da campanha, os grupos da primeira fase – idosos e trabalhadores da saúde – que não conseguiram vacinar, poderão ser imunizados até o fim da campanha.
Até o momento, o Estado recebeu quatro remessas que totalizam 412.400 doses, sendo que a meta estadual para toda a campanha é vacinar 1.170.617 pessoas integrantes dos grupos prioritários. A previsão do Ministério da Saúde é repassar ao Estado um total de 14 remessas, ou seja, lotes da vacina por etapas; esse número pode ser alterado se o Governo Federal entender necessário.
Os municípios têm autonomia para definir as estratégias de vacinação seguindo as orientações do Ministério. Eles também já foram orientados a estruturarem os pontos de vacinação em lugares arejados; há ainda a indicação de evitar aglomeração, visando mitigar a propagação do novo coronavírus.
“A vacina previne somente a influenza e não imuniza a população contra o coronavírus, mas vale destacar que a vacinação pode auxiliar na otimização do diagnóstico da Covid-19 e diminuir o quantitativo de pessoas que necessitem de hospitalização devido a influenza”, ressalta Thiago.
Última fase
Na última fase, prevista para iniciar em 09 de maio, devem ser vacinadas crianças de seis meses a seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, adultos de 55 anos e 59 anos de idade, pessoas com deficiência, professores das escolas públicas e privadas.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09