Sinop
Caminhada de conscientização do câncer infanto-juvenil acontece nesse domingo
Saúde | 19 de Novembro de 2015 as 17h 27min
Fonte: Luciene Salvadori
A equipe organizadora da Caminhada Passos que Salvam do Hospital de Câncer de Barretos, liderada pelo empresário sinopense Ronaldo Benetti e pelo advogado e vereador Fernando Brandão, está de vento em popa para os últimos detalhes da caminhada.
A caminhada que é uma iniciativa do hospital de câncer de Barretos tem a nobre e louvável missão, a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer infantil e juvenil.
Hoje o número de cura da doença no Brasil para essa faixa etária está bem abaixo da média em relação aos Estados Unidos. A médica pediatra hematologista e oncologista, Anna Letícia Yanai, que também faz parte da comissão organizadora da caminhada, explica que o câncer infanto-juvenil, se apresenta na grande maioria das vezes com sintomas e sinais inespecíficos, semelhantes aos de doenças benignas e comuns da infância, como febre, dor de cabeça, dores nas pernas, dificultando a suspeição e o diagnóstico. "Como o estado geral de saúde da criança está quase sempre preservado, faz-se necessário que o pediatra considere a possibilidade da doença e a inclua na lista de prováveis diagnósticos, para que a investigue”. “No Brasil, os registros de câncer nos indicam, infelizmente, que muitas crianças e adolescentes chegam aos centros de tratamento em estágios avançados da doença. O diagnóstico precoce reduz as complicações agudas e tardias do tratamento e aumenta consideravelmente a porcentagem de cura, que para alguns tipos de câncer, como a leucemia linfóide aguda, pode chegar a mais de 70%”, frisa a doutora.
Sintomas como febre, dor de cabeça e vômitos pela manhã, dores nas pernas que atrapalham as brincadeiras da criança, manchas roxas ou sangramentos ao escovar os dentes, aumento da barriga, caroços no pescoço, virilha e axilas, brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografia com flash, devem ser observados pelos pais, professores e profissionais da saúde e devem ser investigados, para que nossas crianças possam iniciar precocemente o tratamento do câncer e possamos alcançar maiores índices de cura com menos efeitos adversos e maior qualidade de vida.
Este é o primeiro ano da Caminhada Passos Que Salvam em Sinop e a comissão organizadora estão muito felizes por contar com o apoio de tantos parceiros no município, comenta o vereador Fernando Brandão. “Recebemos a incumbência de ajudar este evento que para nós é uma honra e privilégio, pelo fato de poder estar auxiliando na prevenção desta doença terrível. Já somos parceiro da Refeccs que é nossa grande referência no assunto e nos empenharemos em todas as ações como esta. Sinop entra na Caminhada Passos que Salvam e cria um link direto com o Hospital do Câncer de Barretos. Quem ganha com isso é a população. Desde já, agradecemos todas as pessoas que se envolveram e convidamos toda sociedade para adquirir um kit e participar da caminhada pela vida", concluiu Brandao.
A Refeccs sente-se honrada em fazer parte de mais essa causa. E acredita que com mais um movimento de conscientização e prevenção da doença, a população sinopense cada vez mais vai estar em alerta aos detalhes e nos cuidados com exames e diagnósticos precoces.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30