Saúde
Cacique Raoni tem melhora no quadro infeccioso
Saúde | 24 de Julho de 2020 as 12h 35min
Fonte: Carol Scandolara – BW Comunicação em atendimento ao Hospital Dois Pinheiros

Novos exames laboratoriais do Cacique Raoni evidenciaram melhora no quadro infeccioso, conforme o boletim clínico desta sexta-feira (24), assinado pelos médicos do Hospital Dois Pinheiros, Douglas Yanai e Fernanda Quinelato.
Já o exame de colonoscopia realizado na quarta-feira (22) e que indicou inflamação intestinal ainda aguarda confirmação da análise da biópsia. Ainda hoje, Raoni passa por nova tomografia de tórax e novos exames laboratoriais.
Segundo o médico Dr Douglas Yanai, o líder indígena passou a noite bem, sem febre, com a pressão arterial controlada e sem mais anormalidades. “Ele já conversa de forma mais ativa com a equipe médica e manifesta sua ansiedade em voltar para o lar. Trabalhamos com a possibilidade de alta nos próximos dias, mas dependemos dos novos resultados dos exames”, pontua Yanai.
Na terça-feira (21) os médicos precisaram trocar a medicação do cacique para o tratamento da infecção intestinal. Exames cardiológicos e pneumológicos de rotina detectaram fibrilação atrial crônica e enfisema de longa data, mas sem relação com as infecções e as úlceras que estão sendo tratadas. A equipe médica iniciou medicação para diminuir o risco de trombose que pode acontecer por causa da fibrilação atrial.
Raoni permanece ainda em tratamento para as úlceras gástricas e quadro infeccioso com dieta hipercalórica e hiperprotéica.
Um breve histórico do paciente e informações sobre o Hospital Dois Pinheiros
O líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, tem 89 anos em registro e está internado desde sábado (18) no Hospital Dois Pinheiros, na cidade de Sinop, região Centro-Oeste do país, Norte de Mato Grosso e localizada a 200 km do Parque Indígena do Xingu, onde reside o cacique.
Há três anos o hospital realiza, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Expedição Xingu, onde profissionais da saúde e acadêmicos levam atendimentos nas áreas de oftalmologia, pediatria, geral e prevenção ao alcoolismo ao parque indígena.
O hospital é centro de referência há 41 anos em atendimentos de saúde na região, onde vivem aproximadamente 1.000.000 de pessoas. A estrutura inclui Sala de Vacinas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Centro de Endoscopia, Medicina Nuclear, Maternidade e Pronto Atendimento com plantão de 24 horas.
Carol Scandolara – Black & White Comunicação em atendimento ao Hospital Dois Pinheiros. (66) 3515-9852 – (66) 99641-5471 – bwcomunica2@gmail.com
Notícias dos Poderes
Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09Elevidys: morte de menino de 8 anos após tratamento de quase R$ 20 milhões no Brasil não foi causada pelo remédio; entenda
Segundo a Anvisa, óbito foi provocado por uma infecção viral e apresentou 'nexo causal improvável' com o medicamento
31 de Julho de 2025 as 13h136 Hábitos Diários que Aceleram o Envelhecimento da Pele Além do Sol
Descubra os 6 hábitos surpreendentes que aceleram o envelhecimento da pele além do sol. Veja como o açúcar, o estresse, o álcool e até banhos quentes podem prejudicar sua pele e saiba como se proteger.
30 de Julho de 2025 as 13h58Por que o whey protein é considerado um ultraprocessado e o que isso significa para a sua saúde
Apesar de pertencer à categoria, os nutricionistas ponderam que o whey possui benefícios nutricionais, diferentemente de outros alimentos ultraprocessados, como bolachas, refrigerantes e salgadinhos
30 de Julho de 2025 as 10h01Dermatologistas alertam: banhos quentes devem ser evitados até mesmo no inverno
Água muito quente afeta a barreira de proteção da pele, resseca, irrita e prejudica o couro cabeludo, mesmo em dias frios
30 de Julho de 2025 as 07h55Diagnóstico de demência costuma vir 3,5 anos após o início dos sintomas
Minorias sociais e pessoas jovens com demência frontotemporal levam mais tempo para receberem um diagnóstico. É o que apontou um novo estudo
30 de Julho de 2025 as 08h25