Saúde
Bertúlio pede demissão e Taques já escolhe novo secretário
Saúde | 06 de Outubro de 2015 as 08h 30min
Fonte: Midia News

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, entregou na manhã desta segunda-feira (5) sua carta de demissão ao governador Pedro Taques (PSDB).
Ele alegou motivos particulares para deixar o cargo. Na carta, ele disse "sentir orgulho" de ter participado do gestão.
Taques já definiu seu substituto: trata-se do médico Eduardo Bermudez, que integra o Movimento Brasil Competitivo e está há quatro meses trabalhando em um novo modelo de gestão para o setor de Saúde no Estado.
O ato de nomeação do novo secretário será publicano no Diário Oficial, que circula nesta terça-feira.
Bermudez tem 55 anos, é natural do Rio de Janeiro e graduado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (RS). Ele é ex-membro titular do Conselho Nacional de Saúde e assessor técnico e parlamentar da Confederação Nacional de Saúde.
Ele também já foi diretor e secretário municipal de Saúde de Foz do Iguaçú (PR) e diretor administrativo e técnico de hospitais de grande porte no Distrito Federal (DF).
Nos bastidores, a saída de Bertúlio da secretaria já era dada como certa. A expectativa é que ele fosse substituído até o final do ano.
Apesar de conhecimento acadêmico, ele não teria se adequado ao ritmo e às demandas da pasta.
Segundo nota do Gabinete de Comunicação (GCom), Taques agradeceu o empenho de Bertúlio, que "coordenou ações com um dos maiores orçamentos anuais do governo, da ordem de R$ 1,5 bilhão".
Decreto
Em comunicado, o Palácio Paiaguás informou que o governador assinou, nesta segunda-feira, um decreto para a criação de um conselho que acompanhará a execução do acordo de resultados no setor.
"O documento prevê que, para assegurar a execução prioritária de todas as ações da área, os secretários de Estado de Planejamento, de Fazenda, de Gestão e do Gabinete de Assuntos Estratégicos deverão definir regras, procedimentos e rotinas no âmbito das respectivas pastas para favorecer o atendimento preferencial das demandas originadas da Saúde", diz a nota.
O decreto também autoriza o atendimento das ações de Saúde por meio da celebração de termos de cooperação, convênios ou outras formas de parceria “voluntária ou não, financeira ou não financeira, entre os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, entre o Poder Executivo e outros Poderes, ou entre entes federativos.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30