Duas epidemias
Alerta para a dengue em Sinop permanece
Apesar da preocupação com o Coronavírus, combate ao mosquito precisa ser mantido
Saúde | 07 de Abril de 2020 as 12h 00min
Fonte: Redação com assessoria

Sinop tem duas epidemias concomitantes para administrar. A mundial, provocada pelo Coronavírus e o “inimigo” conhecido: a dengue. A prefeitura de Sinop reforçou, nesta terça-feira (7), as medidas que estão sendo tomadas para prevenir a dissipação da doença.
Conforme explica o coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua, diante da vigência dos decretos municipais que estabeleceram nova dinâmica de funcionamento do serviço público municipal e a preocupação para com servidores do grupo de risco, que foram liberados, o Centro de Endemias também reorganizou sua dinâmica operacional. No entanto, os serviços comumente realizados pela área continuam. A exceção está na série de palestras em empresas, escolas e demais locais. "Os trabalhos como visitas domiciliares estão sendo realizados, com os agentes munidos de equipamento de proteção individual. os agentes estão devidamente orientados a manterem a distância necessária do morador. Lembramos que todas as demais atividades estão ocorrendo, como visita aos pontos estratégicos, o bloqueio de casos com a bomba costal. Demos um tempo, apenas, com os serviços de educação em saúde, pois devemos evitar as aglomerações", salientou o gestor.
Também foram mantidos os serviços de denúncias via telefones 3511-1829 e 66 9994-8559. "Estamos atendendo nossas demandas graças ao esforço de cada colaborador que permanece", considerou ainda Bevilaqua.
Nesta terça-feira, a prefeita Rosana Martinelli fez um apelo à comunidade para que continue recebendo os agentes públicos durante os trabalhos de vistoria em imóveis. E que as famílias redobrem o cuidado para com seus quintais. "Precisamos lembrar que a luta contra a dengue é conjunta. Se não houver colaboração do cidadão a Prefeitura, sozinha, não consegue baixar os registros da doença. Lembremos que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais das residências. Em meio à luta contra o coronavírus, alerta para a dengue permanece", alertou Martinelli.
O cenário da dengue
Os números mais atuais da dengue, referentes ao primeiro bimestre do ano, mostram que as ações de combate à doença realizadas pela Prefeitura de Sinop apresentam resultados positivos no tocante aos casos confirmados e suas reduções.
Conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a queda chegou a 14.83% entre os meses de janeiro e fevereiro. 134 pacientes a menos contraíram a doença.
Segundo os registros, no primeiro mês do ano contabilizavam-se 903 confirmações para a dengue. Destes, 36 apresentavam sinais de alarme e oito considerados casos graves. Três mortes foram registradas em janeiro. Duas receberam diagnóstico confirmatório e uma está sendo investigada.
Já em fevereiro, conforme a SMS, o total de casos confirmados recuou para 769, e, destes, 19 com sinais de alarme e quatro pacientes ficaram em estado grave. O mês não contabilizou óbito.
Notícias dos Poderes
Prefeitura realiza sábado (09) mutirão itinerante da saúde em Sinop
06 de Agosto de 2025 as 14h42Governo de MT nomeia 184 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde
06 de Agosto de 2025 as 14h14Com maternidade prestes a ser inaugurada, Sorriso recebe novo anúncio de investimentos
06 de Agosto de 2025 as 10h06Estudo projeta aumento de 36% em mortes por câncer colorretal até 2040
Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença
05 de Agosto de 2025 as 12h30Quase 230 mil crianças brasileiras nunca tomaram vacina, diz relatório
O dado consta em um levantamento realizado pela OMS e pelo UNICEF
04 de Agosto de 2025 as 08h31MPF apura a falta de dados atualizados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso
Falta de informações compromete políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento
04 de Agosto de 2025 as 07h50Vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas
Pesquisa revela que infecção respiratórias podem reativar tumores mesmo anos após o fim do tratamento contra o câncer.
03 de Agosto de 2025 as 07h54'Ozempic brasileiro' começa a chegar às farmácias e é mais barato; veja
EMS anuncia que as primeiras canetas de liraglutida já estão nos depósitos das maiores redes de farmácias
01 de Agosto de 2025 as 16h09