Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 08 de Agosto de 2025

Menu

Duas epidemias

Alerta para a dengue em Sinop permanece

Apesar da preocupação com o Coronavírus, combate ao mosquito precisa ser mantido

Saúde | 07 de Abril de 2020 as 12h 00min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Assessoria

Sinop tem duas epidemias concomitantes para administrar. A mundial, provocada pelo Coronavírus e o “inimigo” conhecido: a dengue. A prefeitura de Sinop reforçou, nesta terça-feira (7), as medidas que estão sendo tomadas para prevenir a dissipação da doença.

Conforme explica o coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua, diante da vigência dos decretos municipais que estabeleceram nova dinâmica de funcionamento do serviço público municipal e a preocupação para com servidores do grupo de risco, que foram liberados, o Centro de Endemias também reorganizou sua dinâmica operacional. No entanto, os serviços comumente realizados pela área continuam. A exceção está na série de palestras em empresas, escolas e demais locais. "Os trabalhos como visitas domiciliares estão sendo realizados, com os agentes munidos de equipamento de proteção individual. os agentes estão devidamente orientados a manterem a distância necessária do morador. Lembramos que todas as demais atividades estão ocorrendo, como visita aos pontos estratégicos, o bloqueio de casos com a bomba costal. Demos um tempo, apenas, com os serviços de educação em saúde, pois devemos evitar as aglomerações", salientou o gestor.

Também foram mantidos os serviços de denúncias via telefones 3511-1829 e 66 9994-8559.  "Estamos atendendo nossas demandas graças ao esforço de cada colaborador que permanece", considerou ainda Bevilaqua.

Nesta terça-feira, a prefeita Rosana Martinelli fez um apelo à comunidade para que continue recebendo os agentes públicos durante os trabalhos de vistoria em imóveis. E que as famílias redobrem o cuidado para com seus quintais. "Precisamos lembrar que a luta contra a dengue é conjunta. Se não houver colaboração do cidadão a Prefeitura, sozinha, não consegue baixar os registros da doença. Lembremos que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais das residências. Em meio à luta contra o coronavírus, alerta para a dengue permanece", alertou Martinelli.

 

O cenário da dengue

Os números mais atuais da dengue, referentes ao primeiro bimestre do ano, mostram que as ações de combate à doença realizadas pela Prefeitura de Sinop apresentam resultados positivos no tocante aos casos confirmados e suas reduções.

Conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a queda chegou a 14.83% entre os meses de janeiro e fevereiro. 134 pacientes a menos contraíram a doença.

Segundo os registros, no primeiro mês do ano contabilizavam-se 903 confirmações para a dengue. Destes, 36 apresentavam sinais de alarme e oito considerados casos graves. Três mortes foram registradas em janeiro. Duas receberam diagnóstico confirmatório e uma está sendo investigada.

Já em fevereiro, conforme a SMS, o total de casos confirmados recuou para 769, e, destes, 19 com sinais de alarme e quatro pacientes ficaram em estado grave. O mês não contabilizou óbito.