Imunização contra a Covid-19
Adolescentes com mais de 16 anos podem agendar vacinação em Sinop
Na data agendada, é obrigatório que o menor esteja acompanhado por um responsável legal
Saúde | 24 de Setembro de 2021 as 14h 45min

A Prefeitura de Sinop liberou, nesta sexta-feira (24), agenda para vacinação em primeira dose para adolescentes de 16 e 17 anos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. As vagas estão disponíveis entre os dias 27 de setembro à 01 de outubro. O agendamento pode ser feito no site da Prefeitura, por meio do ícone “Vacina Covid” ou direto pelo link https://vacina.sinop.mt.gov.br/ . Na data agendada, é obrigatório que o menor esteja acompanhado por um responsável legal, além de apresentar os documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.
A liberação de vagas no sistema de agendamento, bem como a redução da faixa etária, segue ocorrendo de maneira gradual, conforme as doses são distribuídas pelo Governo Federal para Estados e municípios. “A quantidade de vagas que disponibilizamos no sistema segue conforme nós recebemos as vacinas do Ministério da Saúde. Reforço que a agenda também é disponível para adultos, aqueles que chegaram na sua idade e não tomaram ainda a sua primeira dose”, destacou a secretária Interina de Saúde, Daniela Galhardo.
Conforme o Ministério da Saúde, Sinop conta com uma população vacinável (pessoas com 18 anos ou mais) estimada em 104,3 mil pessoas e, até a última atualização do painel LocalizaSUS, 134,8 mil doses foram aplicadas no município, sendo 91,5 mil somente em primeira dose, e outras 6,2 mil receberam o imunizante de dose única. Ou seja, cerca de 93% da população estimada inicialmente já recebeu ao menos uma dose de um dos imunizantes contra Covid-19.
TERCEIRA DOSE PARA IDOSOS E IMUNOSSUPRIMIDOS
Também estará liberado, a partir de segunda-feira (27), a terceira dose para o público formado por idosos com 70 anos ou mais e, também, para as pessoas imunocomprometidas. Para este grupo, os atendimentos não precisarão ser agendados. A dose de reforço estará disponível, de segunda à sexta-feira, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alto da Glória, Camping Club, Palmeiras, Primaveras, Maria Vindilina 2 e Centro Integrado de Atendimento (CIA) Umuarama, das 7h30 às 10h 30 e das 13h às 16h30. A vacina também estará disponível no CIA Jacarandás, das 6h às 18h, sem intervalos.
Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, receberá a terceira dose o idoso com 70 anos ou mais e que já tenha tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses. Para isso, será necessário apresentação do documento oficial com foto, cartão SUS e o cartão de vacinação.
Quanto aos imunocomprometidos (imunodeficiência; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e, pessoas vivendo com HIV/Aids), será necessário apresentar também um laudo médico que comprove a condição. O documento também será retido pela Secretaria. A aplicação da terceira dose para esse público é recomendada para ser realizada 28 dias após o recebimento da segunda dose.
SEGUNDA DOSE
A vacinação em segunda dose segue no sistema livre demanda (ordem de chegada/senhas), de segunda à sexta-feira (exceto nas quintas), no Clube dos Idosos Dom Henrique, localizado na rua das Caviúnas, ao lado do hospital regional de Sinop. Para vacinar, é obrigatória apresentação dos documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.
Notícias dos Poderes
Saúde faz chamamento para população atualizar Cartão SUS, nas UBS’s
15 de Julho de 2025 as 15h18OMS passa a recomendar injeção semestral para prevenir HIV
Dois pedidos de registro de medicamentos com o princípio ativo lenacapavir estão em análise na Anvisa
15 de Julho de 2025 as 08h17Saúde aplica mais de 700 doses de vacinas durante ação itinerante desse final de semana
14 de Julho de 2025 as 15h49Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
14 de Julho de 2025 as 15h21Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil procedimentos cirúrgicos
Unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês; também foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês
14 de Julho de 2025 as 07h48Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59