De janeiro a julho
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
Saúde | 18 de Agosto de 2025 as 08h 01min
Fonte: Luiza Goulart | SES-MT

Mato Grosso registrou 1.698 acidentes por animais peçonhentos de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). No mesmo período do ano passado houve 2.086 casos no Estado, o que representa uma queda de 18,6% na comparação.
Neste ano, foram 676 acidentes envolvendo serpentes, 604 com escorpiões, 164 com aranhas, 117 com outros animais peçonhentos (bagres, arraias, formigas, vespas e marimbondos), 114 com abelhas, nove com lagartas e 104 casos com animal não identificado.
Foram confirmados sete óbitos por acidentes com animais peçonhentos no Estado no mesmo período: cinco por serpentes, um por marimbondo e um por abelha. Outros seis óbitos foram notificados e estão em investigação, sendo quatro por serpentes, um por escorpião e um por animal não identificado.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, a SES executa o Programa de Vigilância dos Acidentes por Animais Peçonhentos para reduzir a incidência e a gravidade dos acidentes.
“O foco é na capacitação de profissionais, vigilância ativa e controle de populações de animais peçonhentos. Nos últimos três anos, 123 servidores de 82 municípios foram capacitados em identificação e controle de aranhas e escorpiões. Outros 100 profissionais de cidades de abrangência dos Escritórios Regionais de Saúde de Diamantino, Tangará da Serra, Juara e Juína serão treinados ainda neste ano”, destacou Alessandra.
A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, ressalta que mesmo que os números de acidentes por animais peçonhentos apresentem uma queda nos primeiros meses de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, a subnotificação ainda é um desafio, visto que muitos municípios apresentam problemas quanto a digitação dessas notificações no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
Marlene orienta ainda que a população mantenha quintais e jardins limpos, sacuda roupas e calçados antes de usar, vede frestas, ralos e buracos em casa, afaste camas e berços das paredes, use telas de proteção em ralos e janelas, entre outros cuidados.
“Observa-se um aumento preocupante nos acidentes com escorpiões, principalmente em áreas urbanas, que historicamente concentram a maior parte dos casos. Em 2024, por exemplo, os casos escorpiônicos superaram os acidentes com serpentes em 23%. Por isso, os moradores devem tomar todas as precauções necessárias para evitar problemas”, explicou.
Em relação aos primeiros socorros, é recomendado lavar o local da picada com água e sabão; se possível, fotografar o animal que provocou o acidente; e procurar imediatamente uma unidade de saúde.
“A recomendação após um acidente com animal peçonhento é de não amarrar ou cortar o local da picada. Além disso, não se deve aplicar substâncias como álcool, querosene ou pó de café, e não se deve ingerir álcool ou medicamentos sem orientação médica”, acrescentou.
A SES orienta que os municípios realizem busca ativa e controle de escorpiões; atualizem os estoques de soro antiveneno; capacitem equipes de saúde em primeiros socorros e manejo clínico, conforme os protocolos do Ministério da Saúde; e divulguem materiais educativos à população, como fôlderes, cartazes em canais oficiais de comunicação.
Confira a lista de locais de atendimento a acidentes por animais peçonhentos em:
https://www.saude.mt.gov.br/storage/files/5rFAfcnzKoKbeOsyZr10K8UVzrKRan4L28pNdzSj.pdf
Notícias dos Poderes
Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
03 de Novembro de 2025 as 16h29Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
04 de Novembro de 2025 as 08h36Seu CEP pode influenciar seu risco de desenvolver Alzheimer e demência
Estudo nos EUA revela que desigualdades sociais e ambientais nos bairros afetam a saúde cerebral e aumentam o risco de Alzheimer
03 de Novembro de 2025 as 13h20Acesso fácil e desinformação: o que explica o aumento de envenenamentos no Brasil
Entre 2015 e 2024, SUS registrou mais de 45 mil atendimentos provocados por intoxicação proposital ou acidental
03 de Novembro de 2025 as 09h14Esmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Duas substâncias foram proibidas em nova decisão da Anvisa
31 de Outubro de 2025 as 08h18Macaco com hepatite, herpes e Covid-19 foge após acidente e alarma autoridades nos EUA: 'Não toquem'
Cinco animais foram sacrificados no local, no Mississippi, por motivo de segurança
30 de Outubro de 2025 as 07h35AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados
Especialistas alertam que controlar a pressão e adotar hábitos saudáveis reduziria drasticamente a ocorrência da doença, que tem crescido entre os jovens
29 de Outubro de 2025 as 13h30SES realizou captação de 24 órgãos de janeiro a setembro de 2025
Secretaria de Estado de Saúde captou 16 rins, sete fígados e um coração em dez captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso
29 de Outubro de 2025 as 11h32