Sinop
Vereadores pressionam e prefeitura derruba aumento de imposto da construção
Decreto foi revogado às vésperas da sessão extraordinária que cassaria a nova norma
Rural | 22 de Julho de 2025 as 14h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de Sinop anotou uma vitória política nesta terça-feira (22). Após convocarem uma sessão extraordinária para revogar o decreto que alterou as bases de cálculo do ISSQN da construção civil, o prefeito Roberto Dorner recuou, derrubando a nova norma.
O ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) é um tributo municipal que na construção civil incide sobre qualquer tipo de obra. Seja um prédio de 20 andares ou um muro, a prefeitura cobra 4% do preço médio de cada edificação. Historicamente o município aplicava a alíquota sobre 50% do custo médio. A nova regra lançava os 4% sobre 100% do custo médio.
A alteração foi feita pelo prefeito no dia 4 de julho, através do decreto 212/2025. Mudanças na legislação feitas por decreto não passam pela aprovação da Câmara de Vereadores. O aumento tributário reverberou na cidade entre empresários, investidores do ramo imobiliário e lideranças de classe, ressoando na Câmara municipal. Ontem, 15 vereadores assinaram a convocação de uma sessão extraordinária, marcada para às 15h desta terça-feira. O único propósito da sessão seria votar a revogação do decreto. Pela manhã Dorner assinou e publicou o decreto 229/2025, revogando o Decreto 212/2025. O documento foi remetido a câmara que decidiu cancelar a sessão, entendendo que o assunto foi resolvido. “Os vereadores se reuniram com o Executivo e conseguimos explicar que o momento econômico do Brasil e de Sinop não é propício para aumento de tributos. Também nos reunimos com construtores que apresentaram suas preocupações, cumprindo nossa função de fiscalização e de representar a população”, explicou o presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kuntz durante entrevista coletiva.
A revogação do decreto faz a norma de cobrança do ISSQN da construção voltar para a regra antiga, de 50% sobre o valor. Em Mato Grosso esse valor é definido pelo Sinduscon. O custo médio do metro quadrado varia de acordo com o padrão construtivo e o tipo da construção (residencial, comercial, industrial, etc). Para fins de compreensão, uma casa de 80 metros quadrados, padrão “normal”, geraria um ISSQN de R$ 11.405,44 com a norma implementada pelo decreto 212/2025. Com a norma antiga, que aplica 50% do valor CUB/m² (Custos Unitários Básicos de Construção) o valor baixa para R$ 5.702,22.
A alteração nas regras de cobrança do ISS da construção civil se tornou um assunto comum para vários municípios desde outubro do ano passado, quando o STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgou um Agravo Interno no Agravo em Recurso Especial 2486358/SP. A decisão realinhou a jurisprudência definindo que a base de cálculo do ISS é o preço do serviço de construção civil contratado e que não é possível deduzir os materiais empregados. A exceção segue para materiais produzidos pelo prestador fora do local da obra desde que estejam destacados e comercializados com a incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Recentemente, em entrevista concedida à uma rádio local, a secretária de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann, explicou que o decreto 212/2025 alinhava o código tributários de Sinop à jurisprudência do STJ.
Para Remídio, a forma correta de aumentar o tributo não é via decreto. “Se a Prefeitura decidir tratar do tema modificando a legislação, a Câmara está de portas abertas e preparada para discutir de forma democrática e transparente. Vamos ouvir os engenheiros e construtores, que seja bom para todo mundo e que as construções não parem”, opinou Remídio.
Notícias dos Poderes
Super Atacado Machado inaugura nova unidade em ponto estratégico da BR-163
Mais de 400 empregos serão gerados diretamente
23 de Julho de 2025 as 07h00Presidente da Estação da Luz estará em Sinop falando da Ferrogrão
Guilherme Quintella é considerado um dos maiores artífices no projeto da ferrovias
22 de Julho de 2025 as 17h30STJ alerta para risco de novos crimes e influência nas investigações, e mantém vereador afastado
22 de Julho de 2025 as 17h26Influencer descobre ter nadado em dejetos de esgoto após alerta: 'Essa espuma é cocô!'
Michelle Sky Hayward foi alertada por internautas de que a aparência espumosa e escura da água do mar era consequência do escoamento de dejetos pelo esgoto
22 de Julho de 2025 as 17h13Soldado de MT sobrevive a embosca russa em Guerra na Ucrânia
22 de Julho de 2025 as 17h09Construtora é condenada e terá que construir lago prometido em condomínio residencial
22 de Julho de 2025 as 16h16Especialista em satélites de MT será destaque em podcast nacional
22 de Julho de 2025 as 16h09IBGE troca siglas, inverte MT por MS e apaga Acre de mapa da Amazônia Legal
Falha consta em documento elaborado pelo instituto em 2024. Mapa foi retirado do site do órgão nesta terça-feira (22)
22 de Julho de 2025 as 14h30