Preocupação
Proposta pode reduzir em 35% área agriculturável
Zoneamento Socioeconômico preocupa setor produtivo de Mato Grosso
Rural | 10 de Fevereiro de 2021 as 09h 26min
Fonte: Agrolink com inf. de assessoria

O Fórum Agro MT, entidade criada em 2014 para representar política e estrategicamente os interesses da agropecuária, se reuniu na última semana com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), prefeitos e lideranças de vários municípios para discutir a proposta do novo Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT). Atualmente em fase de consulta pública no site da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), a proposta causa preocupação principalmente para o setor produtivo do Estado.
Durante o encontro, os representantes das entidades debateram as propostas e diretrizes técnicas sobre a ZSEE-MT e solicitaram a suspensão da consulta pública, uma vez que a proposta não atende a alguns requisitos legais.
Segundo o presidente do Fórum Agro MT e também da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Itamar Canossa, o texto atualmente pode reduzir em até 35% a área agricultável no Estado com uso de tecnologia.
“Dos atuais 40 milhões de hectares de área agricultável com uso de tecnologia, com a nova proposta esse total pode ser reduzido para 26 milhões de hectares. De acordo com a proposta de ZSEE-MT essa diferença de 14 milhões de hectares será transformada em áreas de agricultura familiar, preservação ou de reserva ambiental, impedindo a implantação de tecnologia na produção”, explica.
Segundo as entidades, essa mudança causará um impacto gigantesco na economia do Estado e na vida de milhares de pessoas que trabalham direta e indiretamente com o agronegócio em Mato Grosso.
“Imagina o impacto que isso pode causar na região do Vale do Araguaia, por exemplo, impedir que produtores que há gerações plantam, criam e produzem tenham que mudar a forma de seus negócios por conta do novo zoneamento. Sem contar na queda drástica na arrecadação do Estado, já que a quantidade da produção deverá diminuir se isso realmente acontecer”.
O Fórum Agro MT é composto pela Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso).
Notícias dos Poderes
Carne bovina: tarifas americanas e mercado interno lento derrubam as cotações
As empresas americanas configuram o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira
18 de Julho de 2025 as 07h47Turquia e Bangladesh puxam compras de algodão de Mato Grosso
Em junho de 2025, foram embarcadas 92,67 mil toneladas
16 de Julho de 2025 as 10h22Fundo assume grupo em MT e desiste de RJ de R$ 2,2 bilhões
16 de Julho de 2025 as 07h53Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro, aponta Anuário Brasileiro do Arroz 2025
Área cultivada cresce mais de 17% e reforça o protagonismo do estado na produção agrícola nacional
14 de Julho de 2025 as 10h04Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT
Governador diz que estado exporta 15% para os EUA e está confiante na eficência do agro para reorganizar rede de exportação
14 de Julho de 2025 as 07h30Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00