Proposta aceita
Projeto que muda regras de aplicação de agrotóxicos é aprovado na ALMT
Proposta visa resolver conflitos frequentes entre produtores rurais, especialmente em regiões onde grandes propriedades estão próximas a áreas menores e também delimita distância mínima para a aplicação dos defensivos agrícolas
Rural | 20 de Março de 2025 as 08h 38min
Fonte: Foto: Divulgação ALMT

O projeto que trata do uso de defensivos agrícolas e muda as regras de aplicação de agrotóxicos em todo o território do estado foi aprovado nesta quarta-feira (19), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
O projeto, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), altera a lei que trata do uso, produção, comercialização, armazenamento, transporte, aplicação e fiscalização de agrotóxicos no estado.
De acordo com o projeto, a emenda estabelece novas regras para a aplicação de defensivos agrícolas nas propriedades rurais e determina que, em cenários onde grandes propriedades fazem limites com pequenas e médias, a aplicação de agrotóxicos deverá ocorrer a uma distância mínima de 90 metros da linha de confronto entre as propriedades.
O projeto também estabelece a mesma distância de 90 metros quando as propriedades limítrofes — que vivem nos limites de uma extensão — tiverem culturas agrícolas distintas, para evitar impactos negativos entre os cultivos.
Conforme o documento, a proposta visa resolver conflitos frequentes entre produtores rurais, especialmente em regiões onde grandes propriedades estão próximas a áreas menores, e as aplicações de agrotóxicos podem prejudicar culturas vizinhas, como o caso da soja sendo afetada pela aplicação em pastagens.
A emenda foi aprovada com o objetivo de garantir a segurança e a convivência harmônica entre os produtores rurais, principalmente em relação à aplicação de agrotóxicos, e segue agora para sanção.
Notícias dos Poderes
Safra 25/26 de soja deve crescer, mas doenças ainda impõem cautela
12 de Maio de 2025 as 08h02Economista de Sinop passa suas impressões sobre Angola
Terra fértil em uma nação que busca investimentos e gente para produzir comida, resume Feliciano
09 de Maio de 2025 as 16h21Documento vai nortear planos do agro brasileiro para Angola
Comitiva de produtores rurais do Brasil prepara lista de diretrizes para futuros projetos de investimento no país africano
09 de Maio de 2025 as 16h09Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca
Sistema Bacaeri - BoiTeca será lançado pela Embrapa e TRC nesta quinta-feira, em dia de campo em Cáceres-MT
07 de Maio de 2025 as 09h21Safra de milho deve alcançar 48,88 milhões de toneladas no Mato Grosso
Área e produção de milho crescem em Mato Grosso, diz Imea
07 de Maio de 2025 as 08h51Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
06 de Maio de 2025 as 11h06Governo anuncia liberação de R$ 179 milhões para o seguro rural
06 de Maio de 2025 as 08h43Mato Grosso registra recorde na produção de etanol, com 6,7 bilhões de litros
Segundo levantamento do Imea e da Associação das Indústrias de Bioenergia de MT, incremento na safra 2024/25 foi de 17,09%
05 de Maio de 2025 as 07h10