Benefício
Produtores com perdas de 40% poderão acessar Garantia-Safra
O benefício, de R$ 1,2 mil, é uma forma de garantir a subsistência do pequeno produtor em situações de perdas em razão do clima
Rural | 26 de Setembro de 2025 as 07h 16min
Fonte: Globo Rural

O Senado Federal aprovou nesta semana o projeto de lei (1.282/2024) que diminui o percentual de perda mínima na produção agrícola que o agricultor familiar precisa comprovar para ter acesso ao Benefício Garantia-Safra. A proposta, de autoria do deputado Carlos Veras (PT-CE), segue para a sanção presidencial.
Atualmente, o agricultor pode acessar o benefício se perder 50% da sua safra de feijão, arroz, milho, mandioca ou algodão. O projeto reduz o piso para 40%. A perda precisa ser decorrente de estiagem ou excesso de chuvas.
O benefício, de R$ 1,2 mil, é uma forma de garantir a subsistência do pequeno produtor em situações de perdas em razão do clima. O Garantia-Safra atende agricultores que cultivam entre 0,6 e 5 hectares e possuem renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio.
O projeto prevê que o benefício deverá ser pago em até três parcelas mensais por família e que o valor será definido conforme a disponibilidade orçamentária. O texto aprovado no Congresso, no entanto, permite o pagamento em parcela única em casos de emergência nacional, estado de calamidade pública, pandemia ou epidemia.
Com a aprovação, passam a integrar as despesas do fundo do Garantia-Safra as ações e os projetos voltados à convivência com o semiárido, ao aumento da capacidade produtiva e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
A proposta também amplia a possibilidade de adesão de municípios fora da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), desde que preencham os critérios do programa, e inclui novas culturas entre as que podem ser consideradas para o cálculo das perdas na lavoura.
O Fundo Garantia-Safra é um mecanismo de proteção voltado a agricultores familiares que cultivam em áreas sujeitas à seca ou excesso de chuvas. Alimentado por contribuições dos próprios agricultores, dos municípios, dos Estados e da União, o fundo viabiliza o pagamento do Benefício Garantia-Safra.
Notícias dos Poderes
Do chão à ciência: como pesquisa e tecnologia transformaram a soja em MT
Mato Grosso investe em inovação para aumentar produtividade, reduzir perdas e preservar o meio ambiente
02 de Outubro de 2025 as 08h41Cade mantém suspensão da moratória da soja a partir de 2026
Relator do caso diz que o pacto pode ser substituído por mecanismos que não configurem formação de cartel
01 de Outubro de 2025 as 12h51Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%
Estado é responsável por mais de 70% da produção nacional e mantém posição de destaque no setor algodoeiro
01 de Outubro de 2025 as 12h40Agricultores pioneiros revelam como MT virou o maior produtor de soja no Brasil
Hoje a china é o país que mais compra a soja brasileira, adquirindo mais de 70% da produção destinada ao mercado externo, são mais de 100 milhões de toneladas por safra.
01 de Outubro de 2025 as 08h30Família Maggi & Scheffer concentram mais terras que todo o Líbano — país com 7 milhões de habitantes
30 de Setembro de 2025 as 10h01Preço da soja cai no Mato Grosso após início do plantio
Avanço de semeadura do grão pressiona cotações no país
25 de Setembro de 2025 as 16h36Aprosoja-MT questiona interesse do governo em ação sobre Moratória da Soja
Entidade afirma que a iniciativa é um acordo privado e critica ingerência direta do Poder Público
26 de Setembro de 2025 as 07h00