Líder nacional
Mato Grosso registra aumento de 18,2% no abate de bovinos e mantém crescimento no setor pecuário, segundo IBGE
Alta reflete mudança no setor, impulsionada pela adoção de práticas de terminação intensiva e ajudam a reduzir a pressão sobre as pastagens
Rural | 10 de Dezembro de 2024 as 14h 35min
Fonte: Débora Siqueira | Sedec-MT

Líder nacional na produção de carne bovina, Mato Grosso registrou um aumento de 18,2% no número de abates de cabeça de gado no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os dados do instituto, entre julho e setembro deste ano, o abate chegou a um total de 1,894 milhão de cabeças de gado. Nos mesmos meses de 2023, foi abatida 1,602 milhão.
O número de abates repercutiu também diretamente no peso total das carcaças, que também apresentou um crescimento de 18% no mesmo período, um total de 535,9 mil toneladas. No terceiro trimestre de 2023, foram 454,3 mil toneladas.
Os resultados destacam a importância do estado no cenário pecuário nacional, que, abateu 10,37 milhões de cabeças no total e superou, pela primeira vez, a marca histórica de 10 milhões em um único trimestre.
“Esse crescimento reflete uma transformação no setor, impulsionada pela adoção de práticas de terminação intensiva, como confinamento e semiconfinamento, que promovem maior eficiência na engorda e ajudam a reduzir a pressão sobre as pastagens, além de aprimorar a qualidade da carne”, explicou o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hideki.
Além disso, Mato Grosso se reafirmou como o maior exportador de carne bovina do Brasil e de grande relevância mundial. As exportações do Estado saltaram de US$ 554,62 milhões, em 2023, para US$ 685,66 milhões em 2024. Houve um aumento de aproximadamente 23,6% no valor e de 25,2% no volume de carne exportada.
O número de países que importaram carne bovina mato-grossense também cresceu, passando de 54 para 65, ampliando o reconhecimento internacional da qualidade e sustentabilidade da produção.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, com esses resultados, Mato Grosso caminha para consolidar um ano de recordes no setor pecuário, reafirmando seu papel estratégico na produção e exportação de carne bovina, essencial para a economia nacional e global.
“Nosso estado não é apenas o líder nacional na produção de carne bovina, mas também um exemplo de qualidade e sustentabilidade no setor pecuário. A carne de Mato Grosso não é apenas um produto; é um símbolo do nosso compromisso com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade. Estamos prontos para levar essa mensagem ao mundo, mostrando que é possível produzir de forma responsável, contribuindo para a economia local e global”, concluiu.
Notícias dos Poderes
CST debate entraves para aplicação da genética e manejo na pecuária de MT
O foco da terceira reunião da CST esteve na aplicação prática da genética, manejo, nutrição e sanidade nas propriedades rurais
15 de Maio de 2025 as 08h38Safra 25/26 de soja deve crescer, mas doenças ainda impõem cautela
12 de Maio de 2025 as 08h02Economista de Sinop passa suas impressões sobre Angola
Terra fértil em uma nação que busca investimentos e gente para produzir comida, resume Feliciano
09 de Maio de 2025 as 16h21Documento vai nortear planos do agro brasileiro para Angola
Comitiva de produtores rurais do Brasil prepara lista de diretrizes para futuros projetos de investimento no país africano
09 de Maio de 2025 as 16h09Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca
Sistema Bacaeri - BoiTeca será lançado pela Embrapa e TRC nesta quinta-feira, em dia de campo em Cáceres-MT
07 de Maio de 2025 as 09h21Safra de milho deve alcançar 48,88 milhões de toneladas no Mato Grosso
Área e produção de milho crescem em Mato Grosso, diz Imea
07 de Maio de 2025 as 08h51Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
06 de Maio de 2025 as 11h06