Safra 24/25
Mato Grosso inicia colheita de milho com produção estimada em 50,3 milhões de toneladas
Evento será realizado em Sorriso, maior produtor do país, e celebra o crescimento da produtividade e a força do agronegócio no estado
Rural | 16 de Junho de 2025 as 10h 20min
Fonte: Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Com produção esperada de 50,38 milhões de toneladas, a colheita do milho de 2ª safra da temporada 2024/2025 em Mato Grosso será aberta oficialmente nesta quarta-feira (18.6), na Fazenda Dois Irmãos / Grupo ABF, em Sorriso (a 400 km de Cuiabá). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estará presente no evento organizado pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) e Canal Rural.
Sorriso é o maior produtor de milho do Brasil, conforme a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Entre os 10 municípios que mais produzem o grão no país, sete são de Mato Grosso. Figuram na lista as cidades de Nova Ubiratã, Nova Mutum, Querência, Diamantino, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia.
Conforme o Instituto de Economia Agropecuária (Imea), a produção de milho deve atingir 50,3 milhões de toneladas, uma alta de 3% na produção em relação ao que foi colhido na safra 2023/2024, de 48,7 milhões de toneladas.
O Imea também elevou a expectativa de área de milho e produtividade para a atual. A estimativa de área ficou em 7,13 milhões de hectares, exibindo um aumento de 4,85% em comparação com o ciclo anterior, quando foram plantados milho em 7 milhões de hectares.
Quanto à produtividade, o Instituto aumentou a estimativa de 117,74 sacas por hectare, 1,86% maior que na safra passada. O avanço reflete o bom desenvolvimento das lavouras até o final de maio e as chuvas que permaneceram presentes até o final do mês. Com isso, mesmo as áreas que foram semeadas fora da janela “ideal” foram beneficiadas por essas precipitações.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que os resultados da safra de milho enchem os mato-grossenses de orgulho e o reconhecimento de que é a materialização do trabalho árduo dos produtores rurais e da pujança do agronegócio mato-grossense.
“O Governo de Mato Grosso tem sido e continuará sendo um parceiro incondicional do setor produtivo. Nossas ações visam criar um ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento, seja através de investimentos em infraestrutura logística, que garantem o escoamento dessa produção recorde, ou por meio de incentivos e desburocratização. Trabalhamos lado a lado com associações e entidades do agro, pois entendemos que o sucesso do produtor é o sucesso de todo o estado. Essa colheita não celebra apenas o milho, mas sim o futuro próspero que estamos construindo juntos para Mato Grosso e para o Brasil", afirma.
Notícias dos Poderes
Etanol de milho transforma MT e setor não teme era dos elétricos
Produção movimenta agricultura, indústria, comércio e garante vantagem ao consumidor na bomba
25 de Agosto de 2025 as 07h42Indea informa suspensão do comércio da vacina Excell 10 em MT
Equipes do órgão estarão nos próximos dias visitando revendas de produtos agropecuários que são autorizadas para a venda de vacinas
21 de Agosto de 2025 as 15h54China troca soja dos EUA pela do Brasil e produtores pedem ajuda a Trump
Em carta, American Soybean Association alertou que os produtores vivem “estresse financeiro extremo”, com preços em queda e custos de insumos em alta
21 de Agosto de 2025 as 09h48Entenda por que o CADE suspendeu a Moratória da Soja
21 de Agosto de 2025 as 08h44Soja sobe mais de 2% em Mato Grosso, em agosto
Cenário no Estado é de alta nos custos de produção, puxada por fertilizantes e defensivos
20 de Agosto de 2025 as 15h58Brasil aumenta exportação de soja à China em 13,9% em julho
No mesmo mês, chineses compram quase 55 mil toneladas a menos dos Estados Unidos
20 de Agosto de 2025 as 15h32Custo da soja 25/26 sobe e importações de insumos agrícolas têm a menor taxa em 6 anos
Fertilizantes seguem em alta mesmo após produtores aguardarem recuo nos preços
19 de Agosto de 2025 as 16h19Recuperações judiciais do agro cresceram 60% no 2º trimestre
De acordo com levantamento, no período, número chegou a 388 empresas; tarifaço dos EUA sobre alguns segmentos deve elevar pedidos, dizem especialistas
19 de Agosto de 2025 as 13h00