Potência do agro
Mato Grosso desbanca Argentina e se torna 3º maior produtor global de soja
Safra mato-grossense é estimada em 41,46 milhões de toneladas, segundo o Imea; a argentina, em 33 milhões, de acordo com agência dos EUA
Rural | 16 de Março de 2023 as 14h 16min
Fonte: Tamara Nassif da -CNN

Se o estado do Mato Grosso fosse um país, ele estaria em 3º lugar no ranking mundial de produtores de soja, aponta um cruzamento de dados.
Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja no estado, durante a safra 2023/2023, é estimada em 41,46 milhões de toneladas — desbancando, então, a Argentina, atual terceira colocada no ranking de produtores da commodity do Foreign Agricultural Service (FAS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
A safra do país sul-americano, no mesmo período de comparação, é estimada em 33 milhões de toneladas pela agência dos EUA.
Atualmente, os três maiores produtores globais de soja são Brasil, Estados Unidos e Argentina. Segundo previsões do FAS, a estimativa é que a soja brasileira alcance o patamar de 153 milhões de toneladas na safra atual — das quais 25% advêm do Mato Grosso.
O estado, ainda que esteja passando por um período de “estresse hídrico”, segundo o Imea, deve produzir 1,4% a mais de soja do que o registrado na safra anterior. Entre os motivos, estão o crescimento de áreas agriculturáveis e o emprego de tecnologia de ponta.
Ao mesmo tempo, a produção argentina tem declinado acentuadamente, ao ponto de que a estimativa de 33 milhões de toneladas de soja, cravada pelo FAS, pode estar sobrestimada. Pelos cálculos da Bolsa de Comercio de Rosario, divulgados no último dia 8 de março, o país deve produzir 27 milhões de toneladas no ciclo atual.
O dado coloca a safra de 2022/2023 como a pior desde a virada do século. O tombo brusco na produção argentina acontece devido à crise climática enfrentada pelos agricultores, na qual uma seca histórica “sem precedentes” tem arrasado a região dos Pampas, principal produtora de grãos no país.
“Estamos enfrentando um evento climático sem precedentes”, disse Julio Calzada, chefe de pesquisa econômica da Bolsa de Rosário à agência Reuters, acrescentando que os agricultores enfrentam perdas de US$ 14 bilhões e 50 milhões de toneladas a menos na produção de grãos de soja, milho e trigo.
“É inédito que as três safras fracassem. Estamos todos esperando que chova”, acrescentou. Se não chover, as bolsas argentinas de grãos já alertaram que as previsões de produção podem cair ainda mais.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro, aponta Anuário Brasileiro do Arroz 2025
Área cultivada cresce mais de 17% e reforça o protagonismo do estado na produção agrícola nacional
14 de Julho de 2025 as 10h04Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT
Governador diz que estado exporta 15% para os EUA e está confiante na eficência do agro para reorganizar rede de exportação
14 de Julho de 2025 as 07h30Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46