Trabalho orientativo
Encontro leva orientação para agricultores da Gleba Mercedes
Rural | 10 de Junho de 2022 as 18h 58min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom

Representantes da Prefeitura de Sinop se reuniram com agricultores da Agrovila da Gleba Mercedes, para levar orientações importantes sobre temas como: período proibitivo das queimadas, aceiros, recuperação de estradas, assoreamento dos rios e falta de água na estiagem. Participaram a Defesa Civil Municipal; Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Econômico; Capitão Reis dos Bombeiros e vereador Luis Paulo da Gleba.
Na Gleba Mercedes 5, são aproximadamente 500 propriedades, com inúmeras famílias que moram no local. Nesse período de alerta e prevenção das queimadas, o encontro se fez necessário para levar orientações aos agricultores sobre o tema, além de outros assuntos de relevância. A reunião também foi uma oportunidade para os moradores tirarem dúvidas e apresentarem as necessidades do local.
O secretário de Obras, Remídio Kuntz, explicou sobre os trabalhos de recuperação das estradas. “Estamos verificando as área que necessitam de manutenção. O trabalho já vem sendo executado e em alguns pontos, iremos colocar tubos, para a drenagem. A gleba é também uma prioridade, para arrumar as estradas antes das chuvas. Já estamos com o programa arranca safra nas estradas do município. Nós precisamos que todos nos ajudem agora depois da colheita, que retirem a água para a mata e não jogar nas estradas. Precisa fazer as curvas de nível e tirar a água das estradas. Além disso, nós estamos atendendo com manutenção na iluminação e tudo que tiver ao nosso alcance”, destacou o secretário.
O vereador Luis Paulo da Gleba, também esteve presente e levou para o Poder Público as necessidades da região. “Precisamos ver a Gleba como um todo: Agrovila e núcleo Campos Novos. Precisamos de atenção nas estradas e também definir as prioridades. Conversar com os agricultores, precisamos garantir estradas boas pra todos. Estamos aqui pra orientar e fazer com que todos também cumpram as leis [sobre as queimadas e questões ambientais], pontuou.
A secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann, ressaltou a importância da parceria com a comunidade, para que auxiliem e evitem o trabalho duplicado em alguns pontos. “A gente precisa de uma ação coletiva, para que não ocorra incêndios, evitar multas e danos ambientais. Existe uma lei municipal de 2004 que dispõe sobre proteção ambiental e disposição das estradas e recuos, diante da manutenção das águas e de curva de nível que não deságue nas estradas”, destacou.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Diego Reis, que estava representando o comandante do 4º batalhão, Tenente Coronel BM Jean, a instituição está à disposição para auxiliar os agricultores. “Nos reunimos com o Meio Ambiente pra treinar, capacitar e até com possibilidade de estender essa orientação para os moradores aqui da Gleba. Mantemos o monitoramento via satélite 24h e já temos equipes nas estradas acompanhando, para evitar e combater focos de incêndio. Orientamos também sobre os aceitos em volta das propriedades, como forma de prevenção. Lembramos que durante o período proibitivo, que deve iniciar no próximo mês, não é permitido nenhum incêndio”, explicou.
Notícias dos Poderes
Turquia e Bangladesh puxam compras de algodão de Mato Grosso
Em junho de 2025, foram embarcadas 92,67 mil toneladas
16 de Julho de 2025 as 10h22Fundo assume grupo em MT e desiste de RJ de R$ 2,2 bilhões
16 de Julho de 2025 as 07h53Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro, aponta Anuário Brasileiro do Arroz 2025
Área cultivada cresce mais de 17% e reforça o protagonismo do estado na produção agrícola nacional
14 de Julho de 2025 as 10h04Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT
Governador diz que estado exporta 15% para os EUA e está confiante na eficência do agro para reorganizar rede de exportação
14 de Julho de 2025 as 07h30Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30