Celebração de 50 anos
Embrapa vai montar ‘vitrine’ no Shopping Sinop
Espaço vai apresentar trabalhos desenvolvidos pela empresa ao público urbano
Rural | 25 de Julho de 2023 as 14h 08min
Fonte: Jamerson Miléski

Em 2023, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), completa 50 anos de fundação. Enquanto a maioria dos centros de pesquisa espalhados pelo Brasil vai realizar dias de campo ou eventos técnicos para celebrar a data, no coração do agronegócio nacional o festejo será dentro do shopping da cidade.
Como dias de campo são corriqueiramente realizados pela Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, a proposta da unidade para data é focar no público urbano. “Montaremos um estande no Shopping Sinop nos dias 27, 28 e 29 de outubro (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) onde mostraremos um pouco do que a Embrapa fez nesses 50 anos e como o resultado da pesquisa agropecuária está presente no dia-a-dia de todos nós”, explica Gabriel Faria, diretor de comunicação da Embrapa Sinop.
A programação de atividades que serão levadas foi definida por uma comissão após consulta feita a toda a Unidade. O estande será montado em frente à loja Renner, onde terá 11 estações com atividades demonstrativas e interativas.
Entre as iniciativas levadas ao público de Sinop e região estarão o laboratório móvel de gases de efeito estufa; o modelo demonstrativo de conservação do solo; um novo aplicativo de realidade virtual permitindo um passeio por uma fazenda com ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) usando óculos de Realidade Virtual; uso de lupa para visualização de insetos em diferentes fases da vida e também do efeito do controle biológico. Haverá ainda a demonstração sobre fixação biológica de nitrogênio nas plantas, demonstração de técnicas de enxertias em plantas frutíferas, apresentação do trabalho de coleta de sementes e produção de mudas de espécies nativas e exibição de drones usados na agricultura.
Para apresentar o melhoramento genético de plantas serão usados vasos com forrageiras e potes com dezenas de tipos de grãos e sementes de espécies com as quais a Embrapa trabalha. Haverá ainda uma mesa de jantar onde serão expostos alimentos consumidos no dia-a-dia das famílias e que têm origem na pesquisa agropecuária, como frutas e legumes.
Ao longo dos três dias haverá degustação de produtos lácteos da Coopernova e de produtos oferecidos por outras Unidades da Embrapa. O supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional, Aisten Baldan, enviou um memorando a todas as Unidades da Embrapa solicitando apoio no envio de grãos diversos para exibição e, caso tivessem disponível, de produtos para degustação. A Embrapa Soja irá enviar biscoitos de soja.
Na sexta-feira (27), ao longo do dia, a Embrapa espera receber os alunos das escolas em seu estande. Também haverá um espaço kids para crianças colorirem desenhos relacionados aos 50 anos da Embrapa.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro, aponta Anuário Brasileiro do Arroz 2025
Área cultivada cresce mais de 17% e reforça o protagonismo do estado na produção agrícola nacional
14 de Julho de 2025 as 10h04Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT
Governador diz que estado exporta 15% para os EUA e está confiante na eficência do agro para reorganizar rede de exportação
14 de Julho de 2025 as 07h30Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46