Reunião
CST debate entraves para aplicação da genética e manejo na pecuária de MT
O foco da terceira reunião da CST esteve na aplicação prática da genética, manejo, nutrição e sanidade nas propriedades rurais
Rural | 15 de Maio de 2025 as 08h 38min
Fonte: Assessoria

A terceira reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Genética de Zebuínos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizada nesta semana reuniu lideranças e especialistas para discutir os principais desafios da pecuária nos 142 municípios do estado. O foco esteve na aplicação prática da genética, manejo, nutrição e sanidade nas propriedades rurais.
O presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (Nelore MT) e relator da CST, Alexandre El Hage, destacou a urgência de levar informação técnica para o campo e garantir que pequenos e médios produtores aplicam, de fato, o que já está disponível em conhecimento e tecnologia.
“Desde o primeiro dia de fecundação o boi começa a ser formado. A qualidade da carne, a saúde do animal, tudo depende da nutrição e do manejo adequado desde o início. O que ouvimos hoje reforça o que já sabemos: é preciso transformar conhecimento em ação no campo”, afirmou El Hage. Para ele, é necessário avançar especialmente no apoio ao pequeno e médio produtor, com estratégias práticas que gerem mais arrobas, mais leite e mais renda.
A médica veterinária e supervisora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT, Jéssica Lemos Gonçalves, alertou que, mesmo com programas gratuitos e acessíveis como o ATEg Inseminação, que leva inseminação artificial em tempo fixo (IATF) a propriedades de corte e leite, ainda há grande resistência por parte dos produtores.
“Hoje atendemos mais de 900 produtores de corte e 1.500 de leite, mas isso representa menos de 6% dos produtores do estado. A tecnologia existe, os profissionais estão prontos, mas o conhecimento ainda não chega aonde precisa”, afirmou.
Jéssica lembrou que mais de 80% dos produtores que já recebem assistência técnica ainda não utilizam nenhuma prática de melhoramento genético. “A pecuária não é mais como há 30 anos. O desafio é o produtor entender que precisa mudar. E isso só acontece com capacitação constante, inclusive dos nossos técnicos, para que a informação realmente chegue até a fazenda e vire resultado.”
O zootecnista Flávio de Rezende, que participou de forma online, reforçou que os maiores entraves atualmente são operacionais, e não nutricionais. “O produtor precisa alinhar genética, nutrição e manejo. Não adianta ter um animal superior se ele não recebe os nutrientes certos nas fases críticas. Temos clima e estrutura favoráveis, mas precisamos aplicar melhor o que já sabemos”, afirmou.
Para o presidente da CST, José Lacerda, o papel da Câmara é justamente promover esse diálogo e identificar onde estão os gargalos. O resultado disso gera prejuízo econômico extraordinário para o Estado. “Nós podíamos estar com o nosso PIB não de 50 bilhões, mas com o PIB de pelo menos 80 bilhões, só melhorando o avanço tecnológico. Temos tecnologia e pesquisa, mas a extensão rural não está chegando ao produtor. Precisamos entender onde está o erro, se é no Estado, na iniciativa privada ou no setor produtivo. Estamos perdendo produtividade por falta de comunicação entre os setores”.
A CST da Genética de Zebuínos foi criada pela ALMT por iniciativa do deputado estadual Doutor João (MDB), com o objetivo de subsidiar o Parlamento com informações técnicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da pecuária mato-grossense, a maior do país.
Notícias dos Poderes
Safra 25/26 de soja deve crescer, mas doenças ainda impõem cautela
12 de Maio de 2025 as 08h02Economista de Sinop passa suas impressões sobre Angola
Terra fértil em uma nação que busca investimentos e gente para produzir comida, resume Feliciano
09 de Maio de 2025 as 16h21Documento vai nortear planos do agro brasileiro para Angola
Comitiva de produtores rurais do Brasil prepara lista de diretrizes para futuros projetos de investimento no país africano
09 de Maio de 2025 as 16h09Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca
Sistema Bacaeri - BoiTeca será lançado pela Embrapa e TRC nesta quinta-feira, em dia de campo em Cáceres-MT
07 de Maio de 2025 as 09h21Safra de milho deve alcançar 48,88 milhões de toneladas no Mato Grosso
Área e produção de milho crescem em Mato Grosso, diz Imea
07 de Maio de 2025 as 08h51Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
06 de Maio de 2025 as 11h06Governo anuncia liberação de R$ 179 milhões para o seguro rural
06 de Maio de 2025 as 08h43Mato Grosso registra recorde na produção de etanol, com 6,7 bilhões de litros
Segundo levantamento do Imea e da Associação das Indústrias de Bioenergia de MT, incremento na safra 2024/25 foi de 17,09%
05 de Maio de 2025 as 07h10