Avanço
Colonos vão poder emitir nota fiscal pela internet
Com certo atraso, Estado começa desburocratizar a área tributária para os pequenos produtores
Rural | 24 de Outubro de 2019 as 08h 59min
Fonte: Redação com Assessoria

Em breve os pequenos produtores rurais de Mato Grosso não precisarão ir até uma agência fazendária ou prefeitura para realizar a emissão de nota fiscal e assim registar uma operação de circulação de mercadoria. A partir de janeiro será permitido que os produtores familiares possam emitir notas fiscais pela internet.
Essa novidade em desenvolvimento, através de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Fazenda (Sefaz) e Agricultura Familiar (Seaf), desburocratizará a emissão de notas fiscais, provocando a modernização no campo e agilidade no trabalho do pequeno produtor.
“O agricultor de limão, por exemplo, para vender sua mercadoria ao supermercado precisa emitir nota. Para essa emissão, atualmente ele precisa ir até uma agência fazendária ou prefeitura, caso na cidade dele não haja uma unidade da Sefaz. A partir do ano que vem isso não será mais necessário. Pela internet, através de um endereço eletrônico que estamos desenvolvendo, ele poderá emitir a nota fiscal do local onde ele está”, explica o coordenador da Superintendência de Informações da Receita Pública (SUIRP) da Sefaz, Jota Martins.
Esse avanço, segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, irá descomplicar a vida do homem do campo. “Vai estimular o pequeno produtor a vender para grandes mercados, afinal ele terá o registro fiscal daquela mercadoria, e permitirá também que o Estado possa dimensionar a representatividade econômica que a agricultura familiar tem no comércio estadual”, comenta.
O secretário defende ainda que a Sefaz realize treinamento de uso da nova ferramenta em funcionários de associações, cooperativas e sindicatos. “Assim essas entidades poderão fazer a emissão de notas fiscais daqueles pequenos produtores que venham a ter dificuldade com a internet”, acrescenta Amaral.
Notícias dos Poderes
Carne bovina: tarifas americanas e mercado interno lento derrubam as cotações
As empresas americanas configuram o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira
18 de Julho de 2025 as 07h47Turquia e Bangladesh puxam compras de algodão de Mato Grosso
Em junho de 2025, foram embarcadas 92,67 mil toneladas
16 de Julho de 2025 as 10h22Fundo assume grupo em MT e desiste de RJ de R$ 2,2 bilhões
16 de Julho de 2025 as 07h53Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro, aponta Anuário Brasileiro do Arroz 2025
Área cultivada cresce mais de 17% e reforça o protagonismo do estado na produção agrícola nacional
14 de Julho de 2025 as 10h04Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT
Governador diz que estado exporta 15% para os EUA e está confiante na eficência do agro para reorganizar rede de exportação
14 de Julho de 2025 as 07h30Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00