Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 18 de Julho de 2025

Menu

Agrícola

Boletim semanal do agro negócio Cereali 20-09-2019

Rural | 21 de Setembro de 2019 as 22h 26min

Com o fim do vazio sanitário encerrado dia 15 de setembro agora, produtores aguardam as chuvas de modo que venham trazer a umidade ideal para início do plantio de soja para a safra 2019/2020.

No cenário da comercialização tivemos mais uma semana com bastante informações trazendo volatidade para as cotações de Chicago, cotações de dólares, prêmios nos portos, ajustes de fretes marítimos, componentes importantes para a formação de preços soja, milho e demais commodities ao redor do globo.

O início do plantio de soja no Brasil, evolução de lavouras Norte Americanas, intenção de uma proximidade sobre um futuro acordo entre China e E.U.A, estão pautando o direcionamento dos preços no campo dos grãos disponíveis, bem como para grãos com garantia de preços e entrega futuro 2020.

Presenciamos o fortalecimento do dólar dia a dia, acompanhamos as atuações dos bancos centrais ao redor do globo, buscando trabalhar corte de juros para equalizar suas economias de forma imponente, mesmo assim a moeda continua a ganhar forças, em 19/09 a moeda fechou acima dos R$4,16/ U$ uma vez que a taxa Selic abaixou 0,5 pontos percentuais, o que ocasionou a retirada de dólares no pais por parte de investidores que buscaram mercados emergentes com juros mais atrativos a exemplo do México, ocorrendo a mesma situação com o BC Norte Americano, deixando mais uma vez os custos baseados em dólares mais elevados no momento de liquidação onde a moeda americana necessita ser convertida para reais, hoje 20 de setembro o dólar encerra do dia cotado a R$4,1537/ U$ com queda de 0,21% negativo, mesmo assim ainda forte.

De certa forma para a formação de preços temos um bom cenário onde os produtores devem aproveitar estes picos para realizarem suas negociações de venda, tanto para o Soja SPOT quanto para o Soja com entrega Futura. Rumores de um cancelamento sobre a visita que estava agendada pela equipe chinesa em áreas de soja norte Americana, derrubaram as cotações do bushel na bolsa de Chigado fechando a cotação do soja durante o pregão de hoje a(- 10,75 / bushel). Continuamos atentos a cada nova informação que venha a trazer impactos significativos para o Agronegócio brasileiro.

 

Por: Wilson Marques de Araújo (Trader) Cereali Agronegócios