CPI dos Alugueis
Vereadores retomam investigação dos alugueis da prefeitura
CPI averigua contratos de locação firmados pelo Poder Executivo
Política | 14 de Janeiro de 2016 as 18h 02min
Fonte: Redação com assessoria

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), nomeada através da Portaria 122/15, retornou aos trabalhos nessa quarta-feira (13). Os vereadores membros da comissão estabeleceram um roteiro de trabalho que norteará as atividades e uma “regra de ouro”.
O acordo é de que todas as reuniões administrativas da CPI serão convocadas com antecedência e terão pauta específica. Mas reuniões administrativas serão analisados os requerimentos, definidas oitivas de testemunhas e agendamento de eventuais diligências.
De acordo com o presidente da comissão, Fernando Brandão (SD), as atividades investigatórias permitirão a formação da convicção dos parlamentares acerca do tema. “A credibilidade de uma investigação parlamentar passa pela robustez das provas que sustentam as suas conclusões”, discursou o vereador.
Segundo Brandão todos os vereadores serão convidados a participar efetivamente das atividades da Comissão, assim como todas as reuniões serão abertas ao público, realizadas no plenário da Câmara Municipal e divulgadas com antecedência na mídia.
Primeira Pauta da CPI
Dia 18/01/2016 – segunda-feira:
13h – Reunião entre os membros da comissão;
14h – Oitiva com o Atual Secretário de Saúde do município de Sinop Manoelito Rodrigues;
16h – Oitiva com o ex- Secretário de Saúde do município de Sinop e vereador Dr. Francisco Specian Junior.
O assunto a ser debatido será o contrato de locação de imóvel nº 010/2015 – referente à locação de um imóvel situado na Rua João Pedro Moreira de Carvalho, Estrada Rosália, chácara 90, destinado à instalação da farmácia regional IV, o posto de coleta do laboratório municipal e o PSF Menino Jesus.
Além das oitivas, ficou estabelecido também que o secretário da comissão encaminhe consulta formal ao IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, órgão particular contratado pela Câmara Municipal para exarar pareceres jurídicos de diversos temas, sobre a legalidade de laudos de avaliação de imóvel expedido pelo próprio locador (Prodeurbs); sobre a legalidade dos 3 laudos de avaliação, expedidos por profissionais terceirizados, serem contratados, pagos e fornecidos pelo próprio locatário; e sobre a legalidade da dispensa de laudo, em alguns casos, desses contratos de locação firmados com o poder público.
Após as oitivas do dia 18, serão agendados os próximos atos da comissão, estabelecidos em conjunto com todos os membros.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30