Mitando
Vereadores concedem título de cidadão sinopense a Jair Bolsonaro
Homenagem ao presidente da República foi aprovada por unanimidade
Política | 10 de Agosto de 2020 as 17h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

O presidente da República, Jair Bolsonaro, é o mais novo cidadão honorário de Sinop. A homenagem foi aprovada, por unanimidade, pelos 15 vereadores da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (10). O autor da proposição foi o vereador Dilmair Callegaro, do PSDB. Outros 12 vereadores assinaram o projeto como coautores. As duas mulheres que integram a Câmara local foram as únicas a não assinar a propositura, mas votaram favorável.
Segundo Dilmair, só pelo fato de ser presidente da República, Bolsonaro já merecia o título. Além disso, o vereador justificou que Bolsonaro tem feito muito pelo agronegócio e pelos produtores de todo país – pontuando a Ferrogrão como uma dessas ações. A ferrovia que conectará Sinop ao porto de Miritituba, no Pará, começou a ser idealizada em 2012 e as primeiras ações para implantação ocorreram em 2016.
Outro vereador a enaltecer a postura do presidente foi Luciano Chitolina (PSDB). Segundo ele, “Bolsonaro mostrou pra que veio”. “Nossa região mato-grossense e amazônica já deve a ele mais do que à qualquer outro presidente”, discursou Chitolina, listando a conclusão da BR-163 entre Sinop a Miritituba – com a pavimentação dos 51 km remanescentes da obra – e creditou ao presidente a implantação da Ferrogrão. “Vindo dele eu acredito”, completou.
Chitolina disse que prefere um presidente “bronco, fala grosso e estúpido”, do que alguém com “fala mansa e larápio”. Também afirmou que Bolsonaro e sua família são diariamente atacados por “esquerdopatas” e concluiu dizendo: “quem dera se tivéssemos 16 anos de Jair Messias Bolsonaro no nosso país”.
Tony Lennon (PRB), reivindicou o pioneirismo em defender a candidatura de Bolsonaro, dizendo ter sido o primeiro vereador a declarar apoio ao atual presidente. Mas compensou dizendo que o único erro do atual líder nacional foi classificar a pandemia de Covid-19 como “gripezinha”. “Tenho certeza que hoje ele entende a realidade da situação. Acho que ele poderia voltar atrás e entender que ele errou naquele momento”, declarou Tony.
Ademir Bortoli (PRB), também lembrou que, ainda em 2017, ele e outros dois vereadores visitaram Bolsonaro no seu gabinete, quando ainda era deputado federal.
Em julho, Bolsonaro anunciou que visitaria Sinop no dia 1º de agosto. A viagem oficial acabou não ocorrendo – já que o presidente acabou contraindo o Covid-19. A agenda foi adiada, sem data definida.
E o Lula?
Em 2017, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso concedeu um título de cidadão mato-grossense benemérito ao ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT). A homenagem foi bastante criticada por alguns vereadores de Sinop.
Notícias dos Poderes
Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49