Sinop
Vereadores aprovam projeto para reforçar as equipes de saúde
Com a permissão, prefeitura poderá contratar mais 89 profissionais para atender a demanda
Política | 14 de Julho de 2020 as 17h 09min
Fonte: Jamerson Miléski

De forma rápida, extra pauta, em primeira e única votação, a Câmara de Sinop aprovou nesta segunda-feira (13), o projeto de lei 033/2020, de autoria do executivo municipal. A matéria autoriza a prefeitura a contratar, em regime temporário, profissionais da saúde para reforçar a atenção básica e aumentar a resposta frente a demanda gerada pela pandemia.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, apesar de alguns vereadores criticarem a demora para a gestão municipal tomar essa decisão. “As ações são feitas na medida que a pandemia avança, com responsabilidade, observando as limitações de orçamento e de caixa, bem como a demanda. Pode ter demorado, mas a resposta foi dada”, ponderou a líder da prefeita na Câmara, Professora Branca (PL).
Com a aprovação, a prefeitura está autorizada a contratar mais 11 médicos, 19 enfermeiros, 35 técnicos de enfermagem, 20 agentes de serviços em saúde, 2 psicólogos e 2 assistentes sociais. Esses profissionais vão compor a estrutura da rede de saúde pública no combate à Covid-19.
O reforço na equipe de saúde ajudará a suprir as baixas que o setor vem registrando. Conforme levantamento realizado pela Comissão de Saúde, apresentada pelo vereador Ícaro Severo (PSL), na mesma sessão, 120 profissionais da saúde contratados pela prefeitura estão afastados – doentes ou gozando licença. A mesma comissão solicitou a abertura de mais uma unidade para atender pacientes com Covid-19, além da efetivação da implantação do Hospital de campanha (na estrutura do Hospital da Visão do Lions), e a oferta dos medicamentos do “Kit Covid” em todas as unidades de saúde – o que exigiria a contratação de mais farmacêuticos.
O relatório da comissão listou ainda a necessidade de consultar os profissionais da saúde antes de fazer a aquisição dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), e cobrou que os funcionários da saúde recebam adicional de insalubridade uma vez que estão expostos durante a pandemia.
Notícias dos Poderes
Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49