Sinop
Vereadores aprovam irmão da prefeita para presidir a Ager
Jaime Dalastra comandará a autarquia que fiscaliza a Águas de Sinop
Política | 06 de Junho de 2018 as 11h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop, aprovou na sessão de ontem, terça-feira (5), o novo presidente da Ager (Agência Reguladora de Sinop). Jaime Dalastra foi indicado pela prefeita Rosana Martinelli (PR), para ocupar o cargo pelos próximos 2 anos. Além de ser irmão da prefeita, Jaime foi secretário de governo de Rosana Martinelli.
A nomeação foi aprovada pelos vereadores em primeira e única votação, entrando extra-pauta para apreciação. Os vereadores Adenilson Rocha, Ícaro Severo e Dilmair Callegaro, todos do PSDB, votaram contra a indicação. Severo sustentou que, além da nomeação configurar nepotismo (algo vedado pela legislação nacional), ela não respeita as exigências previstas pela própria lei que institui a AGER. “O artigo 14 da lei 2036/2014, que regulamenta a Ager estabelece que o diretor deve cumprir os seguintes requisitos: ter conhecimento jurídico, ou econômico, ou administrativo ou técnico em área sujeita ao exercício do poder regulatório da AGER Sinop. Em uma conversa o senhor Jaime admitiu que não possui formação em nenhuma dessas áreas”, frisou Severo.
Os vereadores favoráveis a nomeação do novo presidente da Ager não argumentaram sobre seu voto. Jaime é o terceiro presidente da autarquia, criada em 2014 com o propósito de fiscalizar os serviços de água e esgoto da cidade, que haviam sido recém transmitidos por concessão pública para a iniciativa privada (Águas de Sinop). A agência também teve sua atuação ampliada para a fiscalização e regulação da concessão do transporte coletivo. Além disso, a Ager será a fiscal de qualquer concessão estabelecida pela prefeitura de Sinop – o que pode ocorrer com o aeroporto municipal, a coleta e destinação de resíduos e outros serviços de natureza municipal.
Jaime sucede Almiro Muller, segundo diretor presidente da Ager. Antes dele, o cargo era ocupado por Juventino Silva, que se afastou da função para disputar a eleição municipal de 2016. O presidente da Ager tem a mesma remuneração de um secretário municipal, com salário base mensal de R$ 11 mil.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00