Sinop
Vereadores antecipam a última sessão antes do recesso
Sessão será na manhã desta quarta-feira
Política | 10 de Julho de 2018 as 17h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

Mais uma mudança no calendário legislativo da Câmara de Sinop resultará em um recesso de 26 dias sem sessões ordinárias. Essa será a 6ª vez neste ano que o presidente Ademir Bortolli (MDB), decide não seguir o calendário legislativo, aprovado na primeira sessão do ano. Além disso, será a 7ª vez que a sessão da Câmara não acontecerá em uma segunda-feira a tarde, horário habitual implantado pela atual mesa diretora.
A 23ª sessão ordinária, marcada no calendário para o dia 16 de junho, foi antecipada para amanhã, quarta-feira (11). Será o último encontro obrigatório dos vereadores antes do recesso de meio de ano. Depois disso, os vereadores voltam a ter sessões ordinárias somente em 6 de agosto.
Na pauta da sessão antecipada, nenhuma surpresa. Se for cumprido o expediente, os vereadores começam os trabalhos votando pela terceira e última vez o projeto de lei que institui a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2019. A LDO, em suma, engloba a literatura das ações da prefeitura para o próximo ano que embasarão a criação da LOA (Lei Orçamentária Anual) – que é a legislação que determina quanto e em que a prefeitura vai gastar o dinheiro que arrecada.
Com importância similar tem o projeto de lei 038/2018, em regime de urgência. A matéria do executivo pede permissão para remanejar R$ 145 mil do orçamento municipal. As adequações alteram valores dentro das mesmas secretarias e finalidades, afim de viabilizar o dinheiro necessário para dar em contrapartida em convênios com o governo federal (para a implantação de duas feiras livres e projetos culturais).
O restante da pauta tem duas moções de aplauso e um título de cidadão. No entanto, a sessão pode ter outras votações, de projetos que possam ser apresentados extra-pauta – dispositivo bastante utilizado nessa legislatura. Entre os projetos que podem entrar para votação sem aviso prévio estão duas matérias que versam sobre a utilização do espaço no entorno do Ginásio José Carlos Pasa e Benedito Santiago por comerciantes. Já houveram pedidos formalizados por vereadores para que essa pauta só entre em votação após o recesso.
Sessão sem data
Uma em cada 4 sessões da Câmara de vereadores de Sinop ocorrem fora do dia e hora programados. As alterações tem os mais diferentes motivos, desde agenda com o governador do Estado que não aconteceu, até jogo da Copa do Mundo no contra turno da sessão. Algumas das sessões remarcadas foram justificadas apenas como “a pedido dos vereadores”.
O GC Notícias telefonou para o presidente da Câmara, Ademir Bortolli, para saber o motivo da alteração dessa vez. Bortolli estava em reunião e não pode atender. A assessoria informou que o motivo é a continuidade da reestruturação do plenário, que começou no ano passado e que vai ser terminada agora, durante o recesso do meio do ano. "A previsão é que a realização das sessões ordinárias seja retomada no dia 06 de agosto, uma segunda-feira. Até lá o expediente, com o atendimento ao público, continua normalmente das 12h às 18h. A reforma será no plenário, mas os gabinetes e o trabalho interno continuam em andamento", informou a assessoria.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00