Violência política
Vereadora denuncia ameaças de morte pela terceira vez em Sinop
Professora Graciele registrou novo boletim de ocorrência na Polícia Civil
Política | 14 de Julho de 2022 as 18h 20min
Fonte: Valquiria Castil - Capital Notícia

A vereadora Professora Graciele (PT) registrou boletim de ocorrência, nesta quarta-feira (13.07), contra ameaças de morte e injúrias que tem recebido em suas redes sociais. De acordo com a parlamentar, a motivação dos ataques é devido ao posicionamento político e a atuação dentro da Câmara Municipal.
Após fazer a denúncia na Polícia Civil, Graciele publicou em sua rede social um vídeo relatando as ameaças que sofre desde que iniciou o seu mandato em Sinop. “Em 18 meses de mandato, essa é a 3ª vez que estamos aqui na delegacia”, relata.
O confronto à professora acontece por meio de ofensas e ameaças. Geralmente pelas redes sociais e grupos de aplicativo de conversa, como o WhatsApp, mas também há ameaças durante sessões na Câmara dos Vereadores, feito por pessoas que acompanham o parlamento, explicou ao Capital Notícias.
Entre as mensagens, um dos agressores escreveu “Esses petistas só matando”. De acordo com o artigo 147 do Código Penal, ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, tem uma pena de detenção de um a seis meses ou multa. O mesmo vale para as injúrias, que são os xingamentos, quando atribui uma qualidade negativa, sem importar se é verdadeira ou falsa.
“A intenção [de fazer o registro de ocorrência] é diminuir a violência política. [Os confrontos] geram insegurança e preocupação. Eu tento pensar que são apenas ameaças, mas tomo todos os cuidados possíveis, de não sair sozinha ficar até tarde da noite na rua”, afirma Graciele.
Conforme o vídeo publicado, em que a vereadora expõe comentários agressivos e ameaças, inclusive de morte, Graciele diz que alguns casos, como de atentado à vida estão sendo apurados pelo Ministério Público, e que a Polícia Civil já coletou depoimentos de alguns suspeitos, mas nada foi concluído até o momento.
“Algumas pessoas, infelizmente, acham que podem falar o que quiser, inclusive possivelmente cometer crimes, e simplesmente tudo vai ficar por isso”, diz parte do texto publicado com o vídeo. “Nós não podemos aceitar nenhum tipo de violência política e precisamos denunciar. Não podemos deixar passar esse tipo de comportamento, esse tipo de crime, então denuncie”, finaliza o vídeo.
Notícias dos Poderes
Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06