Sinop
Vereador que pediu CPI do Nepotismo é convocado a depor
Adenilson Rocha será ouvido pela comissão na tarde dessa sexta-feira (6)
Política | 05 de Março de 2020 as 17h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada pela Câmara de Sinop para apurar casos de nepotismo no poder público municipal, decidiu convocar o autor do pedido de investigação. Adenilson Rocha (PSDB), vereador que propôs a criação da comissão, foi chamado para prestar depoimento aos membros da CPI. A oitiva será amanhã, sexta-feira (6), às 14h.
Rocha disse que estranhou a convocação. Em ofício endereçado ao presidente da CPI, Joacir Testa (PDT), Rocha afirmou que “causa estranheza” a comissão solicitar dele a comprovação dos fatos – no caso a existência do nepotismo no poder público. Para o vereador, a competência de apurar os indícios que ele apontou é da comissão e não o oposto.
No mesmo ofício, Rocha também narra que a CPI já está cogitando arquivar a CPI sem ao menos ter iniciado a investigação.
Apesar da “estranheza”, Rocha disse que comparecerá a oitiva e pediu que a mesma seja aberta ao público.
A CPI do Nepotismo foi instaurada em dezembro de 2019. Compõem a comissão os vereadores Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP), Joaninha (MDB), Ícaro Severo (PSDB), e Billy Dal’Bosco (PL). Essa será a 6ª CPI instaurada nessa legislatura.
A prática de “empregar parentes” é recriminada pela súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que veta expressamente o nepotismo na gestão pública.
A Câmara possui cerca de 20 cargos em comissão, que a rigor são nomeados politicamente, cabendo a definição final ao presidente do legislativo. Na prefeitura os cargos comissionados giram em torno de 450.
Notícias dos Poderes
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49