Sinop
Vereador pede casa de apoio para moradores de rua
Eu já passei por isso e sei o quanto é ruim dormir na rua, disse o vereador de Sinop
Política | 27 de Março de 2015 as 11h 39min
Fonte: Jamerson Miléski

Morador de rua por muitos anos e atualmente vereador da cidade de Sinop, José Carlos dos Santos (PSD), quer que o poder público ajude a reduzir o sofrimento que um dia ele mesmo já experimentou. O vereador ainda é conhecido pela alcunha que recebeu nas ruas. O Negão do Semáfaro (assim, com a grafia errada mesmo), se tornou uma personagem local. Com um apito, debaixo do principal semáforo da cidade, ele simulava organizar o trânsito. Excentricidade utilizada com sucesso na campanha de 2012 pelo PSD, que teve no Negão do Semáforo o seu candidato mais votado.
De terno, na tribuna da Câmara e com um ar mais sóbrio, o vereador mostra que, além do sobrenome, conserva parte da sua origem. Durante a última sessão, ele apresentou e defendeu em tribuna sua indicação, solicitando a implantação de uma casa de apoio para os moradores de rua. Negão, que raramente utiliza da fala em tribuna, leu parte de um texto com o resumo da indicação e arriscou até uma fala pessoal, de improviso. “Eu sei porque eu já passei por isso. Eu já dormi na rua e sei o quanto que é ruim dormir na rua”, disse o vereador.
Não é a primeira vez que Negão apresenta a propositura. Em 2013, no terceiro mês de mandato, ele apresentou uma indicação com igual teor, solicitando a implantação de uma estrutura de apoio aos moradores de rua. Na época a causa foi endossada pelo vereador Julio Dias (PT), que além de apoiar a iniciativa lembrou que este trabalho acaba sendo absorvido por uma entidade religiosa da cidade.
A casa de apoio, proposta por Negão, seria mantida pela prefeitura de Sinop, através da secretaria de Assistência Social, podendo contar com parcerias junto ao Estado. O espaço abrigaria temporariamente moradores de rua, pessoas em grau extremo de vulnerabilidade, oferecendo abrigo, alimentação, condições para higiene e orientações para que essas pessoas pudessem se reestabelecer.
Não existe nenhuma estrutura pública dessa natureza em Sinop. O vereador afirma que já apresentou a demanda ao prefeito Juarez Costa, que havia se sensibilizado com a causa. “Agora é preciso trabalhar para tirar do papel”, comentou o vereador.
Um levantamento recente realizado por uma ONG apontou que Sinop tem aproximadamente 50 moradores de rua e aproximadamente 150 pessoas em grau de extrema vulnerabilidade social.
Acompanhe o discurso do vereador no video.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23