Sinop
Vereador municipaliza estrada que dá acesso a sua chácara
Autor da lei é um dos 4 proprietários que assinaram o pedido para municipalizar a estrada
Política | 09 de Setembro de 2015 as 17h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

O vereador de Sinop, Wollgran Araújo de Lima (DEM), atuou em 3 dos 4 processos necessários na regra legal para municipalizar uma estrada. Ele assinou como proprietário interessado na municipalização, elaborou o projeto de lei e votou na aprovação da nova legislação. Do rito faltou apenas a sanção da lei – que é prerrogativa exclusiva do prefeito municipal.
O projeto de lei 065/2015 foi aprovado na sessão da Câmara de vereadores desta segunda-feira (09), em primeira e única votação – a pedido do vereador. A lei municipaliza uma estrada localizada próximo ao bairro Alto da Glória, que começa na BR-163, ao lado das instalações da empresa Vale do Verde. A via tem pouco mais de 2 mil metros de extensão e dá acesso há 6 chácaras localizadas às margens do Córrego Raquel, ponto final da estrada, que até o decreto é considerada de propriedade particular.
A lei de autoria do vereador Wollgran traz em seu anexo um min-abaixo-assinado solicitando a municipalização. Das 4 assinaturas constantes, uma é do próprio vereador. Na justificativa ao projeto, Wollgran cita a instalação de uma fábrica de artefatos de cimento, com usina de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente), que pretende gerar 50 empregos. A empresa está projetada para a estrada municipalizada pela lei. O proprietário do empreendimento é a segunda assinatura do pedido.
Além de municipalizar, o projeto de lei também batiza a nova via. A estrada irá se chamar José Augusto de Lima, descrito agricultor, pequeno pecuarista, pioneiro de Sinop dos idos de 1976 e que faleceu em 1986.
Uma estrada municipalizada passa a ser obrigação da prefeitura, a quem cabe fazer a manutenção e a recuperação da via.
Segundo Wollgran, a lei para municipalizar a estrada foi uma orientação do próprio Prodeurbes (departamento de engenharia da prefeitura). "As pessoas que ocupam aquele espaço precisam de um endereço até para receber correspondências", ressaltou. O vereador disse que é apenas proprietário de uma chácara e por isso assinou o pedido junto com os demais, mas que a motivação da lei foi o pedido feito pelo empresário e por uma igreja que também ocupara uma das chácaras.
Estrada para o pesqueiro
Ainda na sessão dessa segunda-feira um segundo projeto para municipalização de estrada foi encaminhado para as comissões competentes. A matéria (070/2015) é de autoria do vereador Edilson Rocha Ribeiro, o Ticola (PMDB). Ele pede a municipalização da estrada que dá acesso ao Condomínio Piraíba, localizado às margens do Rio Teles Pires, conhecido ponto de pesca do município. A municipalização começa na estrada do Cortado e acaba na entrada do condomínio. Da porteira para dentro continua sendo privado. São 4,2 mil metros de extensão. Em seu projeto, Ticola preferiu batizar a estrada com o nome do peixe. Será Estrada Piraíba.
Uma vez municipalizada, a manutenção da estrada também será de competência da prefeitura de Sinop.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30