Sinop
Vereador leva soro anti-veneno para tribuna
Antidoto de uso veterinário foi uma referência para dizer que o problema não é produção
Política | 16 de Fevereiro de 2017 as 16h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

Na sessão da Câmara de vereadores do dia 6 de fevereiro, o vereador de Sinop, Luciano Chitolina (PSDB), declarou que iria atrás de ampolas do soro antiofídico para mostrar que o problema da falta do medicamento nos hospitais do Estado não estava relacionado à falta de produção. O discurso foi motivado pela morte de uma mulher, na semana anterior, picada por uma cobra e que, mesmo procurando atendimento médico, não conseguiu o soro anti-veneno.
Uma semana depois, na sessão de segunda-feira (14), o vereador voltou à tribuna com uma ampola de soro antiofídico nas mãos. “Para quem duvidou, eu trouxe aqui o soro. E trago quantas ampolas quiserem porque não há dificuldade nenhuma em comprar. Existem vários lugares em Sinop que vendem”, declarou Chitolina.
O frasco apresentado pelo vereador era de uso veterinário. Chitolina justificou dizendo que o processo de fabricação do soro para humanos e animais é o mesmo – injetando as toxinas dos venenos de cobra em cavalos, extraindo o sangue e apurando os antígenos.
Pelas recomendações da Anvisa, o soro de uso veterinário não pode ser aplicado em humanos – embora de fato ambos sejam fabricados com o mesmo processo. Chitolina listou pelo menos 5 empresas agropecuárias da cidade que possuem disponibilidade do soro. A citação foi uma resposta aos argumentos da secretaria estadual de Saúde – e também da municipal – de que a rede pública estava com dificuldades de adquirir o soro antiofídico, devido a paralisação parcial do Instituto Butantã, que produz o antidoto.
O vereador disse que encaminhou um e-mail ao Instituto Butantã para apurar essa informação. “Nos disseram que a produção de soro foi regularizada desde fevereiro de 2016. Se existe alguma dificuldade ela está no governo federal ou governo do Estado, em adquirir o soro”, frizou o vereador.
Desde 2015 Sinop está com seus estoques de soro abaixo da margem de segurança. A secretaria de Saúde apresentou diversos ofícios do Ministério da Saúde informando a dificuldade de atender a demanda municipal.
A ampola de soro antiofídico de uso veterinário, do tipo polivalente, é vendida na faixa de R$ 75,00.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00