Sinop
Vereador é chamado para assumir secretaria
Billy Dal’Bosco será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico
Política | 25 de Janeiro de 2019 as 15h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

O 12º vereador mais votado de Sinop na eleição de 2016 deixará a Câmara para compor a equipe de governo de Rosana Martinelli (PR). Billy Dal’Bosco (PR), foi convidado a assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta criada na atual gestão a partir da fusão das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo com a Agricultura. Desde janeiro de 2017, quem ocupa o posto de secretário é o empresário Daniel Brolese. No ano passado ele foi designado para a secretaria de Obras, acumulando o cargo.
A partir da próxima semana, Brolese ser exclusivamente secretário de Obras. Billy assume a sua vaga. O vereador, que é irmão do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), está no seu primeiro mandato, tendo integrado a mesa diretora no primeiro biênio como secretário. Billy chegou a se movimentar para disputar a presidência da Câmara, no final de 2018, mas a articulação política não prosperou.
Em seu lugar na Câmara assumirá Agnaldo do Alto da Glória (PR). A liderança que incorporou o bairro em seu nome político fez 903 votos no último pleito. Com a alteração, o poder legislativo municipal passa a ter duas das suas 15 cadeiras ocupadas por suplentes – incluindo na conta Remídio Kuntz (PR), que era suplente e acabou sendo efetivado como titular após a cassação do mandato de Fernando Brandão (PR). Remídio é o atual presidente da Câmara e deve permanecer no cargo até a próxima legislatura.
Outras mudanças
A prefeita Rosana Martinelli já havia anunciado, no final de 2018, que chamaria Astério Gomes para dirigir a secretaria de Finanças – uma das pastas mais importantes da gestão pública. A mudança foi efetivada. Astério foi nomeado por portaria na última quarta-feira (23). Ele foi secretário de Finanças no mandato do ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB). Depois, acabou trabalhando como assessor do então presidente da Câmara, Dalton Martini (PP). Sua atuação mais recente foi na comissão técnica do Sinop Futebol Clube e assessor do deputado federal Nilson Leitão (PSDB).
Ivete Mallman, secretária de Finanças desde o início da gestão Rosana e considerada um “braço direito” da prefeita, será reconduzida para secretaria de Meio Ambiente. Ela ocupará o espaço deixada pela ex-secretária, Luciane Bertinatto, que pediu exoneração após um convite para compor a equipe da secretaria estadual de Meio Ambiente.
Secretaria de esportes
Rosana ainda pretende fazer mais uma alteração no seu secretariado que irá mexer na composição da Câmara de vereadores. A prefeita pretende recriar a secretaria de esportes e convidar o vereador e piloto de motocross, Joaninha (MDB), para assumir a pasta. A nomeação funcionaria como uma manobra política, conduzindo o atual secretário de Trânsito e primeiro suplente do MDB, Mauro Garcia, para a Câmara. Dono de discursos inflados, Mauro seria um forte candidato a exercer a liderança da prefeita na casa de leis – mesmo sem o título.
Ao GC Notícias, Rosana disse que a recriação da secretaria de Esportes é um assunto para o próximo mês. Embora tenha solicitado uma sessão extraordinária ontem, quinta-feira (24), o projeto de criação da secretaria de esportes só deverá ser encaminhado para Câmara após o início das sessões ordinárias, o que irá ocorrer no dia 11 de fevereiro. “A sessão extraordinária que solicitei à Câmara é especificamente para votar o projeto de lei que vai autorizar o município a contrair o financiamento de R$ 31 milhões junto a Caixa Econômica. Essa é uma questão urgente e quanto mais anteciparmos esse recurso, melhor para cidade”, explicou.
Caso Joaninha migre para secretaria de Esportes e Mauro assuma a vaga, Rosana terá que encontrar um novo secretário de Trânsito.
Notícias dos Poderes
Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41