Sinop
Vídeo: Zaque diz que presos precisam pagar sua comida e estadia
Secretário estadual de Segurança pede mudanças na lei de execuções penais
Política | 18 de Junho de 2015 as 09h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

Durante a sua visita a Sinop, o secretário estadual de Segurança, Mauro Zaque, criticou a lei de execuções penais e a forma com que a justiça brasileira trata os seus presidiários. Para Zaque, o preso precisa pagar, financeiramente, pela sua “estadia” nas penitenciárias. “Eles não demonstram o mínimo de arrependimento, o mínimo de preocupação. E sabe por quê? Porque eles sabem que irão presos, vão ser condenados, daqui a pouco vão conseguir uma progressão de pena. Sabem que vão ficar lá dentro do presídio comendo e dormindo as nossas custas e usando o telefone para passar trote e encomendar crimes aqui fora”, declarou o secretário, referindo-se aos membros da quadrilha responsável pela morte do empresário Paulo Terão, na última sexta-feira (12).
Zaque ressaltou a necessidade de reformular a lei de execução penal, tornando obrigatório o trabalho dos detentos para que estes paguem pelo custo que geram ao Estado. “80% do que ele produzirem com seu trabalho volta para o Estado para pagar as suas ‘férias’, ocupar seu tempo com trabalho para que nós possamos resguardar o cidadão de bem. Isso só é possível com a alteração da lei federal”, finalizou o secretário.
Hoje Sinop possui cerca de 780 detentos no presídio Ferrugem. O custo de alimentação por ano passa a casa dos R$ 4,6 milhões. A mais do que a prefeitura de Sinop gasta para fornecer merenda escolar para 9 mil alunos.
Acompanhe a fala do secretário no vídeo.
Notícias dos Poderes
Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30