Dívida em factoring
TJ autoriza execução e deputado pode perder imóveis e gado em MT
Política | 08 de Agosto de 2015 as 09h 40min
Fonte: Folha Max
Por unanimidade, a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu embargos de declaração do juízo de primeiro grau e autorizou o prosseguimento de uma ação de execução movida pelo empresário Ricardo Padilha de Borbon Neves contra o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB). A ação de execução movida no Judiciário reivindica o pagamento de uma dívida de R$ 816 mil que não teria sido quitada pelo parlamentar.
A defesa do empresário Ricardo Neves, que é feita pelo advogado Flaviano Taques, alega que descontou uma nota promissória no valor de R$ 816 mil com vencimento em 6 de julho de 2012. Porém, mesmo com várias tentativas para receber o crédito, inclusive por protesto, não obteve êxito.
A defesa do deputado estadual Oscar Bezerra apresentou embargos com pedido de efeito suspensivo alegando que nunca firmou contrato para quitar a quantia em dinheiro. Além disso, o parlamentar alegou a assinatura da nota promissória seria falsa.
Diante do não oferecimento de bens e a ausência de pagamento da dívida, o empresário requereu o arresto, remoção e avaliação dos imóveis de propriedade do deputado registrado nas matrículas nº 4.780, 3995 e 81.572. Porém, em novembro de 2014, o juiz de primeiro grau atribuiu efeito suspensivo aos Embargos à Execução sem ouvir a parte autora da ação de execução. “É imperioso fazer prevalecer a regra geral que visa exatamente dar maior efetividade ao feito executivo, afastando alegações destituídas de fundamento jurídico que serviriam apenas para atravancar o regular andamento da execução”, diz um dos trechos.
A relatora do agravo de instrumento, desembargadora Maria Helena Póvoas, observou violação ao Código de Processo Civil. A opinião dela veio a ser acompanhada pela desembargadora Marilsen Andrade e pelo desembargador Sebastião de Moraes Filho.
Notícias dos Poderes
Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30