Erro de julgamento
TCE revê multa aplicada à ex-secretário de Sinop
Dois anos depois, Tribunal reconsidera punição aplicada ao hoje deputado Silvano Amaral
Política | 30 de Junho de 2016 as 16h 29min
Fonte: Redação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) voltou atrás em sua representação e argumentou, na terça-feira (28), que a condenação ao ex-secretário de Governo, Silvano Amaral, sobre possíveis irregularidades no contrato firmado com o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) para desenvolvimento e gerenciamento das obras da nova sede da prefeitura de Sinop, foi injusta.
O relator do acórdão, conselheiro Antônio Joaquim entendeu que houve boa fé na conduta do ex-secretário. “A decisão do gestor teve como motivação gerar economia e evitar problemas de divergências entre planejamento e execução da obra. Muito embora as irregularidades não tenham sido consideradas por este Tribunal como atos de improbidade administrativa. Conforme a tese decorrente, entendo eu que, o Acórdão deve ser revisto”, elucidou o conselheiro original da matéria.
À época dos fatos, 2013 e 2014, o ex-secretário e a ex-diretora de Administração Ivete Mallmann foram multados em R$ 2,2 mil, cada. Por outro lado, a defesa de ambos alegou que a prefeitura procurou inovar, contratando uma empresa de engenharia de custos, para que a medida não trouxesse prejuízos a população. “Sabemos que a construção de uma sede não é uma medida política e não traz aplausos da população, por esta razão, o prefeito achou melhor se planejar”, disse o advogado, Rony de Abreu Munhoz.
O IBEC é uma instituição sem fins lucrativos, cujos lucros são investidos em formação de novos profissionais e palestras.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06