Relação Internacional
Taques ressalta necessidade de integração com países vizinhos
Governador afirma que Mato Grosso não pode virar as costas para um mercado de 90 milhões de pessoas
Política | 20 de Abril de 2016 as 18h 04min
Fonte: Thiago Andrade - Gcom-MT

Na primeira reunião entre os integrantes da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), o governador Pedro Taques e o governador do departamento de Santa Cruz, Ruben Costas Aguilera, apresentaram a proposta conjunta de pavimentação de 315 quilômetros da estrada que liga Mato Grosso a Santa Cruz de la Sierra. No encontro, discussões sobre o meio ambiente também ganharam destaque.
Em sua fala como anfitrião do encontro, Taques ressaltou a necessidade de trabalho em conjunto do bloco subnacional em busca do desenvolvimento sustentável e também de uma maior ligação entre as províncias e cidades dos países. Lembrou que a internacionalização do aeroporto Marechal Rondon é um dos pontos que constrói esse elo.
Ao citar a importância da integração, Taques lembrou que 90 milhões de pessoas moram nos países do Oeste da América do Sul. Avalia, que os países possuem grande mercado consumidor e o intercâmbio de mercadorias deve ser favorecido, desta forma, beneficiando ambos os lados.
O governador de Santa Cruz destacou ainda a questão da segurança pública. Ele comparou a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia como a existente entre o México e os Estados Unidos. Destaca que a fronteira tem muito problemas, mas também é uma fonte de esperança de desenvolvimento da melhoria na qualidade de vida.
Segundo ele, o Governo Autônomo de Santa Cruz trabalha para aumentar a segurança na fronteira entre os dois países. Como exemplo, cita o investimento de U$ 2 milhões na estação policial integral, em San Mathias, já que a situação é muito crítica.
Meio ambiente
Outro assunto que também dominou a pauta foi o meio ambiente. Foi apresentado aos governadores e prefeitos os projetos de proteção ambiental, com enfoque estratégico em biodiversidade para a América Latina. Foram apresentados três programas que existem na América do Sul e que são apoiados pela União Europeia.
Além das alternativas de financiamento para a biodiversidade. Também foi apresentada uma proposta para preservação ambiental em locais importantes e ameaçados pela falta de proteção. Seriam a região do chaco, cerrado, pantanal, bosques secos chiquitanos e tucamanos. O montante seria de U$ 12 milhões, no qual o grupo pleiteia U$ 10 milhões e o restantes seria de contrapartida.
A ideia do grupo é criar um relacionamento de médio prazo com a UE e consolidá-la com uma comissão de meio ambiente.
Administração
O primeiro encontro também serviu para tratar de questões administrativas do Zicosur. O presidente do grupo, Valentin Volta Valencia falou sobre a necessidade de criar um caixa de U$ 500 mil para que o grupo possa ter uma administração mais autônoma e tenha possibilidade de se posicionar sobre assuntos macros.
Os integrantes voltam a se reunir no fim da tarde para aprovar os temas que foram discutidos nas plenárias.
Notícias dos Poderes
Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09