Prioridades
Taques pede economia para investir mais em segurança e saúde
Governador mantém discurso com foco na saúde e segurança para o primeiro ano de gestão
Política | 01 de Julho de 2015 as 11h 32min
Fonte: Gcom
A situação fiscal do Estado de Mato Grosso, que entrou o ano extrapolando o limite de gastos com pessoal (de até 49% da receita corrente líquida) previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), levou o governador Pedro Taques a reforçar o pedido de economia ao secretariado para que sobre recursos que garantirão investimentos nas áreas da segurança e saúde. Após evento que selou a convocação de 2.600 novos profissionais na área da segurança em 2015, Taques participa nesta quarta-feira (02), ao lado do prefeito Mauro Mendes (PSB), da assinatura do contrato e ordem de serviço para início das obras do novo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá. "A revisão de contratos e as auditorias em todas as pastas são algumas das medidas que adotamos para garantir investimentos em setores essenciais. Temos um déficit na segurança e vamos superar a situação com a convocação de novos integrantes das forças policiais e lançamento de novos concursos", afirmou o governador, durante assinatura de documento no qual o Estado de Mato Grosso se compromete em convocar 1.250 profissionais para integrar os quadros da segurança até o final de 2015.
Em cerimônia na Arena Pantanal, nesta terça, o governador apresentou à sociedade 1.062 profissionais que terminaram ou que estão em fase de conclusão dos cursos de formação nas carreiras da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
O documento assinado por Pedro Taques também prevê a abertura de concurso para 130 delegados e 160 profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). "Também investimos em equipamentos para viabilizar o trabalho destes profissionais. Foram adquiridas 1.200 pistolas, 3.000 coletes à prova de bala e 300 veículos que serão entregues nos próximos 30 dias", pontuou.
Mais saúde
Taques também lembra que a economia gerada no Estado possibilitará a aplicação de R$ 50,7 milhões divididos em repasses bimestrais de R$ 5,6 milhões (de março deste ano até setembro de 2016) para as obras do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá.
O novo Hospital e Pronto-Socorro terá três grandes setores que deverão conter 315 leitos, sendo 60 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A unidade contará com um Centro de Diagnósticos, evitando que os exames necessários sejam feitos em outros lugares, e ainda um Centro Ambulatorial, com consultas e leitos para internação suficientes para qualquer tipo de atendimento.
"Sabemos que saúde é assunto que demanda esforços. Regularizamos os repasses aos municípios para desenvolverem os programas de atenção básica e estudamos apresentar à Assembleia um projeto que aumente os repasses do Estado para os Fundos Municipais de Saúde. O Pronto-Socorro da capital é outro importante investimento que ajudará a melhorar o atendimento de saúde à nossa população. Tratamos do assunto com muita responsabilidade e celeridade. Porque saúde não espera", finalizou.
Notícias dos Poderes
Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30