US$ 10 bilhões
Senador de MT presidirá Grupo Brasil-Arábia Saudita
Meta é buscar acordo na ordem de 10 bilhões de dólares entre os países
Política | 21 de Novembro de 2019 as 13h 45min
Fonte: Assessoria

O senador Wellington Fagundes tomou posse, nesta quinta-feira (21), como presidente do Grupo Parlamentar Brasil - Reino da Arábia Saudita, que tem como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os poderes legislativos dos dois países. A audiência contou com a presença do embaixador Ali Abdullah Bahitham e acontece menos de um mês após o anúncio feito durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao país do Oriente Médio, de que o Fundo Soberano da Arábia Saudita investirá, no Brasil, US$ 10 bilhões em projetos de defesa e infraestrutura.
Segundo Wellington, o Brasil está aberto para receber investimentos principalmente neste setor. “É fundamental que essas relações sejam ampliadas e a confiança no Brasil seja cada dia mais definida no mercado internacional. Queremos exportar e queremos que esses capitais venham, principalmente em investimentos de longo prazo, para que tenhamos geração de empregos e o fortalecimento do Estado como um todo”, acrescentou o parlamentar.
Wellington Fagundes destacou que, de janeiro a abril do corrente ano, as exportações do Brasil para a Arábia Saudita cresceram 20% em relação ao mesmo período, somando mais de 4 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, as importações tiveram um aumento de 3,4%, chegando a 2,2 bilhões de dólares. Todavia, o senador disse ainda que a expectativa com o grupo de trabalho perpassa as relações comerciais, na medida em que também ampliará o intercâmbio cultural entre os dois países.
O embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahitham, disse que, no Oriente Médio, o país figura como número um em termos de negócios com o Brasil. “Nós temos uma longa história de relacionamento, que perpassa 50 anos, e agora precisamos estreitar nossas relações, pois é um país importante para nós. E temos 12 acordos em desenvolvimento, que estamos estudando para assinarmos”, adiantou o diplomata.
Em seu discurso, Bahitham afirmou ainda que os dois lados - Brasil e Arábia Saudita - também concordaram em cooperar nos setores agrícola, industrial, de energia, de mineração, transportes, ciência e inovação. Ele conta que, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país oriental, os dois lados “também concordaram em intensificar a cooperação nos campos de uso pacífico da energia nuclear, cultura, uso do espaço sideral e esportes”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49