R$ 123 mil
Sema multa vereador de Sinop por desmatamento
Vereador afirma que órgão ambiental desapareceu com o projeto que autorizava o desmate
Política | 03 de Junho de 2015 as 11h 08min
Fonte: Jamerson Miléski

A Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (3), uma relação com as decisões dos processos administrativos expedidas entre julho a outubro de 2014. Na extensa relação estão 13 processos referentes a irregularidades ambientais ocorridas em Sinop. Um destes é o do vereador do PT, Júlio Dias.
O vereador foi multado em R$ 123 mil por desmate de uma área de 123,1 hectares, realizado no ano de 2006, em uma propriedade rural. A multa é administrativa e cabe recurso.
Segundo Júlio Dias, é exatamente isso que ele está fazendo. O vereador explica que realizou um projeto ambiental para fazer o desmate. “Eu recebi a LAU [Licença Ambiental Única], e a permissão da Sema para o desmate. Havia um erro no meu nome no registro do projeto e eu devolvi para Sema para que fosse alterado. E a Sema conseguiu desaparecer com o meu processo”, revela o vereador.
Júlio possui copias dos documentos expedidos pela Sema e que autorizavam a abertura da sua propriedade rural. Apesar da legalidade para fazer o procedimento e mesmo sendo vereador, Júlio não conseguiu reverter o processo administrativo dentro da Sema. “O presidente da Sema da época chegou a ser preso. É um órgão complicado, difícil de trabalhar e que pune injustamente muitos produtores. Eu falo por mim. Minhas coisas são certas, não mexo com nada errado. Apresentamos o projeto, recolhemos as taxas e desmatamos com a aprovação. Ainda assim fomos multados”, critica o vereador.
Caso não consiga reverter a multa na esfera administrativa, ou seja, recorrendo dentro da própria Sema, Júlio pretende buscar amparo judicial.
Na relação em que o vereador é listado estão grandes empresas e produtores rurais do município de Sinop. A lista começa na página 8 do Diário Oficial número 26547.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30