Sinop
Secretariado de Rosana não tem penduricalhos políticos
Prefeita eleita conserva parte da atual equipe e pinça técnicos para compor o staff
Política | 13 de Dezembro de 2016 as 12h 15min
Fonte: Jamerson Miléski

A prefeita eleita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), anunciou na tarde de segunda-feira (12), parte da sua equipe de governo, que inicia a gestão em 1º de janeiro de 2017. Foram anunciados 7 secretários, 5 diretores e o procurador jurídico. Ainda falta definir os secretários de Saúde, Esporte, Governo e Trânsito, além dos diretores do Procon, Agricultura e Previ-Sinop.
A lista apresentada por Rosana é basicamente a relação apontada pelo GC Notícias no dia 9 de dezembro (clique aqui para ver). Conforme o site já havia noticiado, a prefeita eleita manteve o secretário de Obras, Marcos Lopes, a secretária de Administração Anna Dias da Costa (atual diretora da pasta que não tem um secretário titular desde fevereiro de 2016), e o diretor do Prodeurbes, Paulinho Abreu.
Ivete Mallmann Franke, que coordenou a campanha de Rosana, foi confirmada na secretaria de Finanças e Orçamento. A ex-vereadora Josi Palmassola será a secretária de Assistência Social. Letícia Vieira, atual secretária de Cultura, será mantida na função, como o cargo de diretoria, uma vez que a pasta será incorporada à secretaria de Educação.
Entre os nomes “novos” que integram o governo de Rosana está a secretária de Educação Viridiana Paganotti, professora de carreira do municipio e diretora da escola do Jardim Nações. O empresário proprietário da Carpello Alimentos, Daniel Brolese, foi escolhido para gerir a secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, que na próxima gestão também irá absorver a secretaria de Agricultura.
Do município de Lucas do Rio Verde, Rosana buscou a ex-secretária de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto Copetti para compor seu staff. Luciane atuou desde 2003 na secretaria de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, colaborando com o processo de regularização agrária no município e a elaboração da coleta seletiva – que é modelo para o centro-oeste. Segundo Rosana, essas são duas prioridades na pasta na sua gestão.
O procurador Jurídico da próxima gestão será Marcel Natari Vieira, advogado e ex-procurador da Câmara de Sinop. Ele atuou como assessor jurídico durante a campanha de Rosana.
Da equipe de campanha também veio o diretor de Comunicação, Kleverson Souza, jornalista cuiabano com passagem pela Folha do Estado de Cuiabá e Assembleia Legislativa do Estado. Atualmente Kleverson atua como assessor de imprensa no gabinete do presidente Guilherme Maluf (PSDB). O jornalista, professor e colunista social, Daniel Coutinho de Paula, que atuou na campanha, será o diretor de Cerimonial e Eventos da prefeitura.
Rosana também anunciou mudanças na diretoria de Tributação, que tem a mesma gestora há 10 anos. Quem assume a função é a servidora pública concursada na pasta de Educação, Marcia Lopes, que atua desde 2005 na área tributária da prefeitura, na gestão de Dívida Ativa.
Durante o anuncio da equipe, Rosana deixou claro que o sucesso da gestão pública depende de uma equipe competente e ativa. A prefeita ressaltou que aproveitou partes de equipes já montadas pelo atual prefeito, Juarez Costa (PMDB), para que a “prefeitura não pare por nenhum dia”. A intenção de Rosana é manter o ritmo da administração mesmo com a sucessão. Outro grivo da próxima prefeita com relação ao secretariado é o respeito da decisão dos eleitores, com relação à Câmara de vereadores. Rosana deixou claro que não pretende “puxar” nenhum vereador eleito para compor o staff. Nessa primeira relação, não há nem mesmo os candidatos a vereador que não alcançaram a eleição. É um secretariado mais técnico do que político.
O vice-prefeito, Gilson de Oliveira (PMDB), não ocupará nenhuma secretaria. Segundo Rosana, seu vice fará o mesmo papel que ela fez: “ajudar na gestão sem ocupar cargos”. Em seu discurso, Gilson ressaltou a necessidade de união da equipe hora formada. Para o vice-prefeito, um dos pontos negativos da atual gestão é que os secretários trabalham de forma independente e muitas vezes isolada. “Precisamos buscar a interação das secretarias, envolvendo as diferentes pastas na prestação dos serviços públicos e ações da prefeitura”, complementou.
O restante da equipe deve ser anunciada na próxima semana.
Secretarias em aberto
Rosana não quis antecipar nenhum nome para as secretarias restantes. Nos bastidores, algumas indicações estão sendo comentadas. Para a secretaria de Trânsito, estuda-se a possibilidade de indicar o atual presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Garcia (PMDB). Mauro abriu mão da vaga de vice-prefeito e disputou a eleição para vereador. Acabou ficando como primeiro suplente do PMDB. O vereador prefere não comentar nenhuma indicação quanto a composição da equipe de Rosana e garantiu que continua “sendo grupo”, a disposição da atual prefeita e dos próximos vereadores.
Com o eventual posicionamento de Mauro no Trânsito, o atual gestor, Cristiano Peixoto, seria reconduzido ao cargo de Diretor do Procon, posto que já ocupou na gestão Juarez Costa.
Os nomes dos secretários de Esporte e Governo ainda são uma incógnita. Para o Previ-Sinop Rosana deve aproveitar um dos servidores de carreira do órgão.
Na secretaria de Saúde, o nome mais provável é de Manoelito Rodrigues, atual gestor da pasta. Funcionário de carreira do Estado, Manoelito foi o interventor que abriu as portas do Hospital Regional e na secretaria de Saúde implementou uma série de mecanismos administrativos que otimizaram o desempenho da pasta – como a terceirização dos profissionais de saúde da UPA, operação das novas UBS e do “postão” do Menino Jesus, reestruturação do Centro de Especialidades Médicas, e das Farmácias Regionais. “Saúde é uma pasta complexo, importante para o município e com muitos desafios. Fiz muitos compromissos na campanha com relação da saúde, como a implantação de uma Casa de Partos e o Centro de Diagnósticos Municipal, que precisam ser executadas no meu governo. Por isso a escolha ainda não foi anunciada”, ressaltou a prefeita.
Além de Manoelito, comenta-se nos bastidores o nome de Edson do Nascimento para a secretaria de Saúde.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00