Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 25 de Agosto de 2025

Menu

Baixa

Secretário de Finanças de Sinop pede exoneração

Homem forte do governo Juarez Costa pede afastamento após denúncias de desvios no Detran

Política | 09 de Outubro de 2015 as 10h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

Teodoro Lopes, conhecido como Doia, oficializou na tarde de ontem, quinta-feira (8), a sua exoneração da secretaria de Finanças de Sinop. Após ser relacionado a um esquema de pagamento de propina e desvio de recursos públicos no Detran/MT – órgão que presidiu por 6 anos – Doia decidiu entregar o cargo na prefeitura de Sinop. A exoneração, explicou, é uma forma de preservar a gestão e a imagem do prefeito Juarez Costa. “Estou ocupando dois cargos relevantes da prefeitura de Sinop [acumulando também a secretaria de Administração]. Não quero criar problemas para a gestão e afim de evitar qualquer desgaste para o prefeito Juarez Costa, estou entregando o cargo”, declarou Doia em entrevista coletiva.

Durante toda a entrevista o ex-secretário evitou falar sobre as denúncias feitas pela imprensa estadual ou as irregularidades citadas no Detran entre os anos de 2007 e 2013 – período em que foi presidente da autarquia. Em dado momento Lopes chegou a dizer que “não preciso fazer defesa porque não estou sendo denunciado”. Horas antes, Lopes afirmou que tem uma certidão negativa do Gaeco atestando que ele não está indiciado em nenhum processo movido pelo Ministério Público. Por fim, ressaltou que seu afastamento da gestão pública também teve motivação familiar, que segundo ele vem sofrendo desgastes com as denúncias lançadas. “Quem ocupa cargo público sempre é visado”, ressaltou.

No seu lugar assume Alcione de Paula, atual diretor do Prodeurbes (Departamento de engenharia da prefeitura de Sinop). Alcione foi secretário de Finanças no governo Adenir Barbosa (1997-2000). No governo Juarez já foi secretário de Administração e acumulou a pasta de Finanças e Orçamento durante o afastamento de Silvano Amaral, na campanha para prefeito de 2012. O prefeito chegou a convidar o advogado e atual diretor do Procon, Cristiano Peixoto, para assumir a pasta. “Seria uma honra e sinal de prestígio. Mas ainda não me sinto plenamente preparado para exercer a função”, declarou Peixoto, que recusou o convite.

Até terça-feira (13), a prefeitura deve definir quem será o novo diretor do Prodeurbes.