Sinop 2016
Rosana Martinelli disputará a eleição pelo PR
Vice-prefeita confirma filiação e arrasta mais 3 vereadores e 4 suplentes para o partido
Política | 18 de Março de 2016 as 17h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

O projeto de sucessão da prefeitura de Sinop orquestrado pelo grupo Juarez Costa (PMDB), será incubado no PR. A atual vice-prefeita Rosana Martinelli confirmou a sua filiação à sigla, junto com outras lideranças que compõem o grupo. Mais que uma simples definição partidária, a filiação é uma espécie de “atestado” de que Rosana será a candidata a prefeita pelo grupo.
A vice-prefeita já havia sinalizado sua migração para o PR em outubro do ano passado. Ela deixou o PSB, que em nível de Estado se alinhou com o grupo do Governador Pedro Taques (PSDB). Durante a semana chegou-se a cogitar a filiação de Rosana no PMDB, partido do atual prefeito. Mas a pré-candidata acabou definindo pelo PR na noite de quinta-feira (17). “Foi uma decisão do grupo, para que seja fortalecido como um todo. O PMDB já é um partido bastante estruturado dentro desse grupo”, comentou Rosana.
O PR de Sinop, que na eleição de 2012, abriu mão de indicar o vice-prefeito e em 2014 indicar o suplente de senador, agora recebe um pouco mais do prestígio dentro do grupo, indicando o candidato a prefeito. E deve ser um dos partidos fortes também na eleição proporcional (para vereador).
Junto com a filiação de Rosana, outros 3 vereadores migraram para o PR. Hedvaldo Costa (ex-PSB), Fernando Brandão (ex-SD), e Roberto Trevisan (ex-PROS), filiaram-se ao PR nessa sexta-feira. Os suplentes de vereadores Neiva da Alvorada (ex-PMDB), Remídio Kunts (ex-PSD), Professora Branca (ex-PSB), e Ferreira CD (ex-PSC) também ingressaram no PR, além de outros possíveis candidatos a vereador. Esses nomes se somarão ao do atual vereador Roger Schallemberger e do ex-diretor do SAAES, Juventino Silva, que já integram o PR, em uma chapa bastante competitiva para disputar o legislativo.
Pré-candidatura oficializada
Rosana é oficialmente a pré-candidata a prefeita de Sinop. Mas até chegar nessa definição, uma série de conversações foram mantidas com os demais possíveis candidatos que integram o grupo. “O nosso projeto de candidatura ocorreu com muita naturalidade”, comenta a vice-prefeita.
No ano passado, o presidente do PR, José Carlos Ramalho (empresário da Amazônia Seguros), comunicou Rosana que não seria candidato a prefeito. Outros nomes do grupo, como do deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), também foram recuando. Segundo Rosana, o vereador Dalton Martini (PP), outro possível candidato embora esteja meio afastado do grupo, também comunicou a vice-prefeita que não disputaria o pleito para prefeito.
A última definição teria vindo nas últimas semanas, em uma conversa com o empresário e ex-deputado federal, Roberto Dorner (PSB). “Ele me disse que não tinha interesse na candidatura, que era uma decisão pessoal e que não seria o candidato do grupo. Essa definição do Dorner, que é uma liderança importante, fez com que eu oficializasse o projeto de candidatura”, revelou Rosana.
A vice-prefeita afirma que passou os últimos 3 anos se preparando para a sucessão. Hoje ela se considera a par de toda a mecânica do funcionamento da prefeitura de Sinop, do que está sendo feito mas pode ser otimizado, dos trâmites nas esferas estaduais e federais para capitanear recursos e de como funciona a gestão no poder público. “É diferente que na iniciativa privada, que é a minha origem. Mas eu tenho me preparado para isso. O desafio do próximo prefeito de Sinop é manter o ritmo de trabalho forte para continuar a transformação da cidade”, concluiu Rosana.
O grupo ainda irá firmar as alianças que irão compor esse projeto eleitoral para então definir quem será o candidato a vice-prefeito, o que deve ocorrer em junho.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09