Privatização
Rodovias estaduais que dão acesso à Sinop serão pedagiadas
Por decreto, Taques autoriza a cobrança de pedágio em 14 MTs, sendo 3 no eixo Sinop
Política | 10 de Julho de 2015 as 09h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

A solução do governo Pedro Taques (PDT), para melhorar a malha viária no interior do Estado é transferir a competência para iniciativa privada. Com uma única canetada, no decreto185/2015 – assinado na quinta-feira (9), o governador autorizou a transferência para a iniciativa privada de 14 pequenos trechos de rodovias estaduais. Das MT’s que serão pedagiadas, 3 estão no eixo de acesso a cidade de Sinop.
A gestão privada será por convênio e não por concessão, como ocorre com a BR-163. A empresa que vier a ser contemplada com convênio assumirá o compromisso de fazer a conservação, com restauração e melhoramento, e adequação de capacidade da via, bem como as necessidades da segurança do trânsito. Cabe à pasta de Infraestrutura e Logística a definição de normas de operação e guarda dos valores recolhidos de pedágio. Dos recursos arrecadados, 90% ficam com a administradora. Os 10% restantes vão para o caixa do Estado.
Caso os recursos não sejam suficientes, o governo poderá complementar com recursos próprios as necessidades do plano de trabalho.
Quem se desloca de Sinop para as cidades vizinhas – ou faz o caminho inverso – haverá pedágio na MT-140 (entre Sinop e Santa Carmem), na MT-220 (entre Sinop e Tabaporã), e na MT-423 (Sinop a União do Sul).
Os valores dos pedágios serão definidos dentro de cada convênio.
Notícias dos Poderes
Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30