Em liberdade
Riva enfim vai para casa e defesa já avalia recorrer de tornozeleira - veja
Política | 24 de Junho de 2015 as 21h 25min
Fonte: RDNews

O ex-deputado estadual José Riva (PSD), após quatro meses atrás das grades sob acusação de liderar suposto esquema que desviou R$ 62 milhões dos cofres da Assembleia, ganhou a liberdade por volta das 17h30, desta quarta (24). O social-democrata saiu do Fórum de Cuiabá, onde colocou a tornozeleira de monitoramento eletrônico, e foi direto para casa no bairro Santa Rosa ao encontro dos familiares.
Segundo Riva, a justiça será feita, mas nas instâncias superiores. “Não espero nada aqui em Cuiabá. Agora peço respeito à privacidade e vou ficar com a minha família”, declarou ao se retirar da 7ª Vara Criminal. O ex-presidente da Assembleia pretendia deixar o Fórum pela porta principal. Entretanto, sua presença causou tumulto nos corredores, obrigando-o a retornar para a 7ª Vara e sair pela carceragem.
Riva foi colocado em liberdade praticamente 24h após a decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa inicial era de que ele deixasse o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) ainda na terça (23) à noite, mas acabou frustrada pela lentidão dos trâmites burocráticos.
A defesa chegou a projetar a soltura para hoje, pela manhã. O fato é que a juíza Selma Regina Santos Arruda foi notificada somente por volta das 12h, quando iniciou o expediente e começou a analisar o despacho do STF só após a primeira audiência. Neste sentido, a magistrada expediu o alvará de soltura com medidas cautelares previstas no Código de Processo Penal. Entre as imposições estão o próprio uso da tornozeleira, restrições a viagens e proibição de acesso à Assembleia.
Quando Riva se preparava para deixar o CCC aconteceu um incidente. O cinegrafista Ednei Castro, do Resumo do Dia, canal 5 (SBT), quase foi atropelado pelo veículo que transportava a filha do ex-deputado, Jéssica Riva. O rapaz sofreu ferimentos leves e promete representar contra os responsáveis.
Recurso
O advogado Valber Melo, que acompanhou a soltura de Riva, afirmou que espera a publicação do despacho da 4ª Turma do STF, para verificar se as medidas cautelares estão de acordo com a decisão. Caso contrário, promete recorrer. “Existem medidas menos invasivas que a tornozeleira, que é algo considerado excepcional”.
Segundo o jurista, Riva permanece à disposição da Justiça para responder aos processos em liberdade. Além disso, avalia que seu cliente será novamente intimado a prestar depoimento. “Eu só debato através dos autos. O que posso garantir é que a inocência será provada ao final do processo”, conclui.
Notícias dos Poderes
Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30