Eleições 2022
Repúdio a produtores aliados do PT se alastra e chega até suas bases eleitorais
Neri Geller e Carlos Fávaro foram formalmente repudiados por 13 sindicatos de produtores
Política | 19 de Julho de 2022 as 12h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

A mais recente nota de repúdio aos produtores rurais que declararam apoio ao PT nas eleições de 2022 vem do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde. É neste município que o deputado federal Neri Geller e o senador Carlos Fávaro – alvos do repúdio – iniciaram tanto suas carreiras no agronegócio como na política.
Os associados do Sindicato de Lucas participaram de uma reunião na manhã desta terça-feira (19) na própria sede da entidade, onde 150 produtores assinaram a carta de repúdio, por Geller e Fávaro declararem apoio à candidatura de Lula e Geraldo Alckmin para presidente. Os associados alegam traição dos dois parlamentares, que têm domicílio eleitoral na cidade de Lucas do Rio Verde, como explica o presidente do sindicato Marcelo Lupatini. “Não temos nada contra a decisão, agora quanto a essa posição e essa situação que nós vimos, achando que nós tínhamos um representante digno que pensava em nós, nós não temos mais”, afirmou.
Para a associação, a união de Neri e Fávaro aos partidos políticos de esquerda, que tem como líder o ex-presidente Lula (PT), vai contra os valores éticos e causas que são inegociáveis para os produtores rurais. Ambos teriam como base de apoio político o setor produtivo da cidade. “Repudiamos essa decisão, pois ao demostrar apoio ao Partido dos Trabalhadores, o qual vai contra os valores éticos e morais que regem a sociedade, direito de propriedade, liberdade econômica, liberdade de expressão e defesa de Deus, pátria e família, causas essas que são bandeiras inegociáveis, defendidas pelos produtores rurais de Lucas do Rio Verde, negligencia a opinião do próprio setor que em muito contribui com o acesso aos atuais mandatos de ambos”, diz trecho da nota.
No total, em Mato Grosso são 93 sindicatos rurais e, até o momento, 13 se manifestaram contra a decisão. O movimento começou com o Sindicato Rural de Sinop, na última quinta-feira (14). Os sindicatos de Sorriso, Nova Ubiratã, Tangará da Serra, Nova Mutum, Vera, Ipiranga do Norte e Primavera do Leste estão entre os que se posicionaram contra a postura política de Geller e Favaro.
Notícias dos Poderes
Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06