Fraude no Senado
'Quem fala a verdade não merece castigo', diz Taques sobre cassação de Medeiros
Governador disse que foi o autor da denúncia referente a ata fraudada
Política | 15 de Agosto de 2018 as 09h 05min
Fonte: Olhar Direto

O governador Pedro Taques (PSDB) comentou nesta terça-feira (14), após entregar o registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), sobre a fraude na ata de registro de quando disputou o Senado, em 2010, que resultou na cassação do mandato de José Medeiros (Pode) no mês passado.
De acordo com Taques, a denúncia de modificação na ata foi feita na Justiça Eleitoral por ele próprio e pelo seu primo, o advogado Paulo Taques, que acabou assumindo a Casa Civil em seu governo por dois anos e quatro meses. “Quando nós soubemos da modificação da ata, eu assinei uma petição e protocolei no Poder Judiciário Eleitoral. O advogado era o Paulo Taques naquele momento e nós que falamos para a justiça eleitoral”, explicou o chefe do executivo.
Ainda conforme o governador, em todo o seu programa eleitoral feito na disputa para o Senado, em 2010, deixava claro que o seu primeiro suplente era o empresário de Sinop Paulo Fiúza (SD), e que ambos não podem ser responsabilizados pela fraude. “Eu fiz todo o programa eleitoral falando do Paulo Fiúza. Eu falei a verdade e quem fala a verdade não merece castigo”, declarou.
Medeiros teve seu mandato de senador cassado pelo TRE no dia 31 de julho, após mais de três anos na cadeira deixada por Pedro Taques. No entendimento do tribunal, houve fraude na ata da convenção partidária e a posição dos suplentes de Taques foi invertida.
O empresário Paulo Fiúza havia sido o escolhido para ser o primeiro suplente, porém Medeiros, que deveria ser o segundo, acabou assumindo a vaga no Senado em 2015.
O TRE diplomou Paulo Fiúza no dia 8 de agosto e ele deve tomar posse no Senado Federal nos próximos dias.
A defesa de Medeiros, patrocinada pelo advogado Zaid Arbid classificou o caso como ‘absurdo jurídico’ e chegou a questionar a punição apenas para o senador cassado, alegando que a chapa é uno e indivisível, e que o TRE precisa justificar por que Taques e Fiúza não foram responsabilizados.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00