Eleições 2016
PSDB tenta impugnar pesquisa e mais uma vez Justiça Eleitoral nega
Para o juiz eleitoral, pesquisa obedece as normas legais
Política | 06 de Julho de 2016 as 08h 41min
Fonte: Nova Edição - Julia Munhoz

O PSDB de Sinop ingressou com pedido de impugnação da pesquisa eleitoral realizada no município pelo Instituto Mark. O objetivo da sigla é tentar impedir a divulgação, mas o juiz Cleber Luis Zeferino de Paula, da 32ª Zona Eleitoral, manifestou-se contrário e alegou que, após avaliar o levantamento, não constatou as irregularidades apontadas pelos tucanos.
“Preliminarmente informo que após a leitura dos dados da Pesquisa Eleitoral MT-09935/2016, constantes no site do Tribunal Superior Eleitoral, não constatei, neste momento, infringência ao disposto no art. 2º, incisos I a X, da Resolução n.º 23.453 do Tribunal Superior Eleitoral”.
No pedido de impugnação, os advogados do PSDB alegaram que consta na pesquisa bairros que não existem em Sinop e foram excluídos os que existem. Além disso, os tucanos acreditam que o levantamento foi tendencioso, pois constava o nome da pré-candidata Rosana Martinelli (PR) em primeiro lugar, sendo que os nomes deveriam estar em ordem alfabética.
Sobre os bairros o magistrado considerou que a grafia escrita na pesquisa é que estaria incorreta. Já no caso da ordem dos pré-candidatos na lista apresentada aos eleitores, pelo Instituto, o juiz lembrou que não existe norma jurídica que determine a ordem alfabética.
“Quanto a alegação de no questionário da pesquisa eleitoral constar o nome da pré-candidata Rosana Martinelli em primeiro lugar, sendo que os nomes deveriam estar em ordem alfabética, consigno que inexiste norma jurídica que imponha a obrigatoriedade de os nomes estarem em ordem alfabética, já tendo o Tribunal Superior Eleitoral decidido que a ordem de apresentação dos nomes em pesquisa eleitoral não interfere na escolha do entrevistado”.
Segunda tentativa
Essa é a segunda vez que os tucanos tentam impugnar a pesquisa. O primeiro pedido foi feito pelo vereador Fernando Assunção, pré-candidato a prefeito pelo PSDB. A defesa do parlamentar utilizou os mesmos argumentos, mas teve o pedido negado pelo juiz eleitoral João Manoel Guerra.
Na decisão, o magistrado considerou que o impetrante não seria parte legítima. “...a pessoa do vereador Fernando de Oliveira Lopes Assunção. Ora, nessa qualidade de vereador, o senhor Fernando Assunção não é parte legítima, ainda que seja de domínio público que o mesmo se apresenta como pré-candidato a Prefeito de Sinop no pleito que se avizinha”.
Divulgação da pesquisa
A pesquisa do Instituto Mark foi divulgada pelo site Folha Max e apontou que a atual vice-prefeita de Sinop e pré-candidata, Rosana Martinelli (PR), lidera na disputa pelo comando da principal cidade da região Norte do Estado.
O levantamento foi realizado no município no período de 25 a 27 de junho e entrevistou 302 pessoas, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número de protocolo 09935/2016.
Na modalidade estimulada, quando se apresenta uma relação de pré-candidatos ao eleitor, Rosana Martinelli apareceu com 37% da preferência do eleitorado sinopense. O vereador Fernando Assunção (PSDB) aparece em seguida empatado com o também vereador Dalton Martini (PP). Ambos registram 11%. Além disso, o parlamentar tucano teria apesentado o maior índice de rejeição.
Pré-candidaturas
Os três principais nomes citados na pesquisa já foram dados como certos para a disputa com o apoio das principais lideranças partidárias de Sinop e do Estado. Rosana tem aval do prefeito Juarez Costa (PMDB) e do senador Wellington Fagundes (PR). Assunção conta com o apoio irrestrito do deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e do governador Pedro Taques (PSDB).
Já Dalton Martini ascendeu sua pré-candidatura com garantia de apoio incondicional do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP) e do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP).
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06