Sinop
Projeto de lei propõe revogação do Código Tributário
Vereadores que não acompanharam entidades e votaram contra agora pedem a extinção do Código
Política | 14 de Abril de 2015 as 11h 59min
Fonte: Jamerson Miléski

Anular todo o novo Código Tributário de Sinop para evitar o aumento do IPTU 2015. Essa é a estratégia de um grupo formado por 6 vereadores. Eles formularam um projeto de lei que pede a revogação do Código Tributário votado em dezembro de 2014. Dessa forma, todas as novas regras para cobrança dos impostos municipais seriam anuladas – o que incluiria o aumento do IPTU – que na média global foi de 26% mais a inflação, mas que teve casos pontuais de mais de 300%.
Com a revogação do Código, voltaria a valer a lei anterior, datada de 2011. É o que explica o vereador Dalton Martini (PP), que encabeça a mobilização. “Consultamos juristas e especialistas na área tributária. Existem sumulas do STF com o entendimento que as leis tributárias podem ser discutidas e alteradas pelo poder legislativo. A partir disso estamos elaborando um projeto de lei para revogar o Novo Código”, explicou Martini.
Junto com ele estão outros 5 vereadores que foram contrários ao Novo Código. Wollgram Araújo (DEM), Cláudio Santos (DEM), Fernando Assunção (PSDB), Julio Dias (PT), e Roger Schallemberger (PR), não atenderam o clamor das entidades em dezembro de 2014 e foram contrários ao Código. Agora eles se mobilizam para derrubar a matéria.
O grupo já recebeu mais um voto, o do vereador Hedvaldo Costa (PSB), favorável ao Código em dezembro, mas que criticou o reajuste do IPTU além dos 20% acordados com o poder executivo. Costa disse que assinará o projeto de revogação do Código.
Para que passe pelo crivo do plenário, o projeto ainda precisa de mais uma assinatura. Uma vez aprovado, o poder executivo precisa sancionar a lei. O prefeito ainda pode optar por vetar o projeto. Dessa forma a matéria volta para Câmara, que precisa referendar o veto.
Veja o vídeo com a entrevista do vereador Dalton Martini e a opinião do vereador Roberto Trevisan sobre o assunto.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23