Reforço na pauta regional
Professora Graciele assume mandato e reforça presença feminina na AL-MT com foco na defesa das mulheres
Com a licença do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), a educadora deve assumir a cadeira no legislativo a partir da próxima quarta-feira (18)
Política | 10 de Junho de 2025 as 16h 24min
Fonte: Assessoria

A partir da próxima quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) ganha mais uma voz feminina com a posse da deputada Professora Graciele (PT). Representando a região norte do estado, a educadora assumirá uma cadeira no parlamento estadual durante o período de licença do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Entre suas principais pautas está a defesa da mulher, fortalecimento da agricultura familiar e dos direitos das populações mais vulneráveis.
Com forte atuação no município de Sinop, onde foi vereadora entre 2021 e 2024, Graciele ficou conhecida por assumir também um compromisso com os avanços na educação. Em 2022, disputou uma vaga na AL-MT e obteve 7.580 votos, ficando como uma das suplentes do PT-MT. Já nas eleições municipais de 2024, foi a mulher mais votada para a Câmara de Sinop, somando mais de 1.800 votos, conquistando a terceira colocação geral entre as candidaturas mais votadas no município.
Agora, com a licença de Lúdio Cabral, a suplente assume o mandato na Assembleia Legislativa, tornando-se a segunda deputada em exercício na atual legislatura. Sua chegada amplia a presença feminina no parlamento estadual, historicamente marcado por baixa representatividade de mulheres.
"É uma oportunidade de representar Sinop e todo o nortão com responsabilidade, comprometimento e voz firme em defesa de quem mais precisa. Minha trajetória na Câmara Municipal de Sinop mostra que nosso mandato também é construído por muita coragem", afirmou Graciele, que promete dar visibilidade às causas que sempre defendeu como parlamentar e educadora.
Durante sua passagem pela Câmara Municipal, Graciele enfrentou episódios de violência política de gênero enquanto exercia seu mandato. Um desses casos foi levado ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que instaurou procedimento investigatório em 2023. O episódio ganhou repercussão nacional e trouxe à tona o debate sobre a presença de mulheres na política e os desafios enfrentados nesse ambiente.
“O que passamos em 2023 não foi fácil, mas sempre mantive minha cabeça erguida e meus braços estendidos para caminhar ao lado da população que está na ponta, acordando cedo todos os dias para levar sustento para dentro de casa. Apesar dos ataques que vivenciamos, nunca deixei de seguir lutando em prol de um objetivo: melhorar a vida das pessoas", completou a ex-vereadora.
A expectativa é que sua passagem pelo legislativo estadual fortaleça a pauta regional e consolide sua atuação como uma liderança comprometida com as transformações sociais no interior do estado. Sua atuação pelos próximos 30 dias deve ampliar o debate sobre representatividade, inclusão e defesa dos territórios no norte mato-grossense, região marcada por desafios socioambientais e baixa participação política de mulheres.
Notícias dos Poderes
Deputados trocam acusações sobre ocupação de área no Contorno Leste
03 de Julho de 2025 as 07h30Senado aprova projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
26 de Junho de 2025 as 08h00'Bolsonaro da Shopee' de MT se lança como candidato e desafia TSE e Alexandre de Moraes
A possível candidatura já havia sido adiantada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) na semana passada
25 de Junho de 2025 as 15h55‘Chocho ou estéril’, relata juiz ao absolver Dorner
Ação que investigava caixa 2, compra de votos e uso da máquina pública em campanha foi julgada improcedente
25 de Junho de 2025 as 14h30CNJ realiza Inspeção no TJMT que tenta se livrar da mácula por venda de sentenças
Corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell é aguardado para inspeção que vai inspecionar atuação de desembargadores, juízes e serventias
23 de Junho de 2025 as 09h28