Eleições 2016
Presidente da OAB ingressa no PSDB com status de pré-candidato a prefeito
Felipe Guerra diz que sua candidatura depende de um consenso, inclusive dos advogados
Política | 06 de Abril de 2016 as 10h 10min
Fonte: Jamerson Miléski
O preside da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sinop, é o mais novo integrante do PSDB. Felipe Guerra anunciou a sua filiação na manhã desta quarta-feira (6), durante entrevista coletiva. O ingresso no partido foi registrado no dia 31 de março, dentro do prazo da legislação eleitoral. No entanto, o ato só teve publicidade nesta quarta-feira.
Guerra vinha sendo sondado por diversos partidos, como informou o GC Notícias (clique aqui para ler a matéria). Segundo o presidente da OAB, optou pelo PSDB por ser o partido que apresenta um projeto político mais concreto e coerente para o país e para Mato Grosso. Guerra relatou que teve inúmeras conversas com o governador Pedro Taques (PSDB), que foi o principal “aliciador” para o advogado ingressar na sigla. “Tive a oportunidade de ouvir o plano do governador para o Estado de Mato Grosso e digo que não é apenas consistente, é cativante”, comentou Guerra.
Advogado e professor acadêmico, Guerra diz que seu ingresso na política foi precedido de muita reflexão. A decisão final, afirmou, foi o sentimento de não pecar por omissão. “Se o Brasil passa por esse momento hoje é porque os homens de bem relutaram em não fazer parte da política. Preferiram ficar em suas casas, cuidar de seus negócios, deixar a política para os outros. O que eu estou fazendo é me posicionar como homem, como marido, como pai, enfim como cidadão, colocando o meu nome a disposição da sociedade”, discursou o advogado.
Embora sua filiação tenha recebido do PSDB a mesma atenção desprendida aos candidatos a prefeito, Guerra diz que entra para o partido como “soldado, para somar nas fileiras e tornar o PSDB mais forte”. Uma eventual candidatura a prefeito, conforme é fortemente ventilada, passa por uma “aclamação”. “Eu não posso me posicionar no posto de candidato, eu preciso ser conduzido pelo processo. É preciso que o grupo político do qual faço parte e a sociedade aponte o seu candidato. No meu caso isso inclui a classe dos advogados”, reforçou Felipe.
O PSDB pretende definir o seu candidato a prefeito até o final de maio. O partido trabalha com os nomes de Fernando Assunção, vereador, Antônio Contini, empresário e ex-prefeito. Guerra tem o estatuto da Ordem ao seu favor. Caso seja o apontado pelo PSDB, o presidente tem até o dia 2 de junho para se descompatibilizar da entidade e disputar o pleito com legalidade.
Registraram presença no ato de filiação de Felipe Guerra membros do DEM, PTB, PPS, Solidariedade, PSC, PSD, PSB, PP e PRB. Esses são os partidos que compõem a aliança pelo grupo de oposição ao atual prefeito, encabeçado pelo PSDB.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09